Seguidores

terça-feira, 14 de junho de 2011

Uma surpresa no Cávado

Boas,

Depois de uma excelente manha de pesca e de um ainda mais magnifico almoço, a quadrilha truteira decidiu dar mais uma hipótese ao Rio Homem, numa zona de fácil acesso...a ideia era pescar mais um pouco, já que o João tinha de nos deixar por motivos profissionais, e depois se ainda houvesse vontade uma curta visita ao Neiva!

Chegados a zona pretendida...deu apenas para ver a paisagem....gente a fazer praia em todo o lado! É o mal da pesca nesta altura...zonas de facil acesso+ bom tempo= pessoas no rio a tomar banho!

Os experts dos rios minhotos logo traçaram um plano B...que foi visitar o Cávado já a caminho de Braga, na zona de Adaufe, uma meia-horinha de pesca diziam eles :) e depois o Neiva!

Nem eu nem o meu parceiro de pesca tínhamos tido a experiência de pescar numa massa de água tão grande, pelo que o equipamento não era o melhor para aquelas condições que exigia uma cana de comprimento maior, e mais algum fio na carreto....quem esta habituado a pequenos rios é assim! Mas também estava equipado como deve ser para um rio tão grande...isto foi mesmo um plano B!

Eu comentava com o Mário, que grandes massas de água não me seduziam, ao que a resposta foi pronta " Olha que ainda vais ter uma surpresa!". O João equipou-se com a sua cana de spinning ( se não sou eu já nem sabes pescar a colher! :) )

Descemos uns curtos metros, e ai estávamos a lançar as colheres! Lançamentos o mais longo possível e intercalados com paralelos a margem para tentar atrair alguma truta que estivesse escondida nas margens ou até a caçar pequenos alevins.

Todos lançavam..eu fui avancei um pouco mais e cheguei a uma zona que tinha umas árvores ilhadas e numa zona que fazia um canal com alguma corrente.



O local é o que conseguem ver nessa foto!

Eu lançava o mais longe possível para tentar que a colher viesse a trabalhar não só devido ao recolher do carreto, mas também pela fraca corrente que se fazia sentir naquele local.
Meia dúzia de lançamentos para a frente...e nada! Pensava eu...."mas como é que será possível apanhar uma truta neste local, se existe tanto espaço para elas estarem!! Mas que porra... se existe trutas grandes também deve ser nestes locais".
Entretanto o Mário aproxima-se do local onde eu estava...e mais uma vez digo-lhe que esta coisa de pescar trutas num rio com tanta água...não era coisa para mim! Ao que ele sorriu...e diz " Olha já não venho a este local há uns anos..mas sempre que vim levei boas recordações!"

Resolvi fazer mais um lançamento mas desta vez mais paralelo á margem, com a colher a cair mais no meio da corrente e mais chegado á árvore ilhada...fecho o carreto...começo a recolher e a colher fica agarrada a algo! Pensei logo..."mais uma colher para o galheiro!", mas resolvi não parar de puxar porque naquele local não tinha como resgatar a colher!

Mas ao mesmo tempo que recolho...parecia que a cana tinha recebido uma descarga eléctrica....abanava por tudo o que era sitio...eu já não consegui pensar em mais nada....mas que grande peixe eu tinha cravado!!! A adrenalina começa a subir....quando de repente deixo de sentir...e comentei com o Mário..." Porra...tinha peixe e não era pequeno!"....mal acabo de falar o drag começa a cantar por todo o lado!!!!O Mário dizia...Temos festa!!...Mandei um berro de alegria para chamar o meu sogro, para ele assistir ao momento, mas ele estava a pescar e não ligou!! Mas depois de tanto tempo de não me ver com nada na mão...estranhou e foi ter connosco!! O João tinha ido ao carro trocar de carreto...

O peixe não parava quieto...cana ao alto e o drag sempre a cantar....deixei-a levar linha....sempre a controlar...estava difícil....as pernas e os braços já tremiam de emoção por todo o lado...

Mas a emoção ainda sobe mais quando o peixe resolve dar 2 saltos fora de água....meu Deus!! Que grande!! Era uma truta...a cor da barriga não enganava!! Era o meu verdadeiro troféu que estava no outro lado da linha!!Não o podia perder... por nada! Quando ela cai na água deixo de a sentir mas com o continuar da recolha do carreto ela da logo sinal de vida...a levar mais linha.... Só ouvi ao Mário dizer tens de a cansar... tens de a cansar....mas quando ela dava tréguas consegui-a recolher linha....mas de repente ela ia para a esquerda...para a direita....tinha o diabo no corpo!!

Isto já tinham passados uns 3 minutos de a ter cravado...quando tento a primeira aproximação da margem ela já estava meio cansada....mas qual que!!! Sente pouca água...e la vai disto!!! Drag outra vez a cantar....Mais luta!! Peço para o Mário apertar um pouco o drag, senão estava a ver a coisa difiçil...mas ele não o fez...só dizia para ter a cana ao alto a cansar o animal!! Eu não me perdoaria se perdesse a truta....quando a vi na tentativa de aproximação a margem deu para ver o lombo da bicha...nunca tinha visto coisa igual!!! Eu continuava a tremer por todo o lado...

O Mário tira o camaroeiro do colete...eu tento mais uma vez trazer para terra.....mas ao chegar perto ai vai ela outra vez!!! Estava difiçil....que energia!!! Que bravura!!!
Mais uns minutos de luta....e á terceira é de vez....consigo trazer para terra e mete-la dentro do camaroeiro!

Tinha acabado a luta.....sento-me no chão....e quando a tenho das mãos....os meus olhos brilharam!! Eu tinha conseguido....tinha o meu troféu nas mãos!
Era uma brava truta... que se bateu pela vida como ninguém!! O Mário mais experiente com estas andanças dizia-me que já não vi-a uma truta tão brava há bastante tempo...e ao mesmo tempo todos me felicitavam!! O meu coração não parava de bater...
A razão?






Mediu 44 cm e pesou 1 Kg!! Tinha conseguido uma captura que nem sonhava ser possível de algum dia fazer!

O João que tinha estado um pouco afastado de toda a acção...quando viu ficou preplexo. Todos fizeram comentários lisonjeadores e de uma grandeza que jamais esquecerei...quando se pesca com Pescadores, em que não existe lugar para invejas é assim!

Para mim o dia de pesca estava terminado...eheheh!!! Ainda fizemos mais um bom bocado de rio, onde houve mais 2 capturas pequenas pelo Mário e uma cravada que fugiu pelo meu sogro! Eu??Não precisava de ter mais nenhum toque....A meia horinha no Cávado transformou-se em 2 horas e meia de pesca...e num local mítico para mim!

Regressamos a nossa base , o Restaurante Ponte Neiva, para dar como terminado um dia de pesca maravilhoso!

Foi um dia, que para mim ficará marcado para muitos anos, o meu primeiro troféu truteiro em tamanho e peso, e o meu outro troféu que foi capturar uma truta a pluma! Muita emoção junta...

Muito obrigado a todos os intervenientes! Foi um espectacular dia de convívio com uma salutar amizade! Muitos como este é o que se quer!

Abraços




4 comentários:

  1. Ó Ninja, os meus parabéns.
    Fico contente com esse teu trofeu. Agora vem sacar um trofeu à praia. Fico à espera.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O Xtor! Muito obrigado!!

    Eu bem que quero ir até a praia...digo sempre que é o fecho de época truteira..mas elas não me largam! :)

    Fico a vossa espera para uma saida a minha " praia"...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bonito relato,quase tão bom como a truta!
    Se havia alguém que merecia um truféu,eras tu sem dúvida.
    Até breve,
    João Dias

    ResponderEliminar
  4. Ola Joao!

    Todos os pescadores com consciencia merecem um trofeu destes!!

    Se gostei de pescar um troféu? ADOREI!

    Se ficava contente se fosse qualquer um dos outros presentes? CLARO QUE SIM!

    Até breve caro mestre plumeiro! :)

    Abraço

    ResponderEliminar