Seguidores

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Rio Homem à Pluma

Boas!

Neste passado sábado, foi dia da dupla composta por mim e pelo meu sogro, António Ferreira, ter mais um encontro com o Mário e com o João, nas terras do Minho para uma pescaria conjunta e para além disso um dia de excelente convívio e camaradagem, e de troca de ideias sobre a pesca e tudo o que está por trás, como a preservação da espécie que tanto gostamos, como a gestão do parque do Gerês....um turbilhão de ideias, intercalado com um excelente cabrito assado! :)

Para nós, foi um dia em cheio!!! Pescar ao mesmo tempo com 2 pessoas como estas é uma honra!

O encontro das altas individualidades truteiras, :), estava marcado no Restaurante Ponte Neiva, ás 8 horas! Todos pontualmente lá estávamos...1º Ponto do dia? Onde vamos espalhar magia com as plumas e com as amostras? O João tinha em mente uma visita ao Rio Homem, para nós era uma novidade e para o Mário era uma semi novidade, pelo que nos pusemos a caminho até Terras de Bouro.

Íamos ficar divididos em 2 grupos, um para pescar a amostra ( António e Mário) e outro para pescar á pluma ( Eu e João).

Na zona da amostra, mal chegamos estava la um carro espanhol...problema instalado! Com uma dia de verão, águas cristalinas...e com gente a ter passado naquela zona não ia ser fácil!!! Mesmo nada fácil...mas os spinners lá ficaram! A zona do rio era espectacular...





Explicações do João ao grupo e lá ficaram com as suas amostras...eu e o João íamos para uma zona mais a jusante!

Lá fomos os dois, e chegamos ao local escolhido, e para nosso mal, havia actividades de um grupo de jovens com canoas no meio da água!!! As nossas vidas estavam a andar para trás!! Seria possível?
Bem olhamos para a situação que lá estava armada....e a reacção foi...olha vamos lá ver o que ainda anda a jusante desta zona!

Montamos a cana...equipamento vestido e aí vou eu, juntamente com a pessoa que me meteu o bicho da pluma no corpo, bater uma zona do rio!

É sempre bom ter numa fase de embrionismo, como a que estou na pluma, ter uma pessoa que nos ajuda em todas as situações que achamos que é um bicho de 7 cabeças...embora ele insista em dizer que é um aprendiz!

Mal entramos no rio, existia um ribeiro pequeno, onde vimos logo 3 trutas a comer...o João ainda lhes passou a pluma´por cima da cabeça delas, mas elas não queriam comer moscas daquelas!


Seguimos pela margem...e era bem visível a dificuldade que íamos enfrentar! Mal se deslumbrava uma truta no rio, elas pareciam que adivinhavam a presença de humanos e fugiam a correr!!!

Mas estávamos ali para pescar...fomos lançando para todas as correntes... que nos era possível colocar a pluma, mas as trutas não estavam activas o suficiente! Não vimos nenhuma truta a mosquear...

Depois de algum tempo num remanse o João deixa cair a sua éfemera mesmo...e já estava a primeira truta do dia!

Pequena, mas uma bela truta do rio Homem...bastante típica de rio de montanha, com cores bastante vivas!


O João só dizia que era naquele dia que eu me ia estrear com a pluma...algo que duvidei! A azelhice ainda é muita...:)

Lá fomos indo....chegamos a um poço bastante fundo, tentamos todas as sombras mas sem qualquer resultado!

Eu fiquei numa corrente pequena, que alimentava esse poço...o João subiu mais um pouco...e resolvi que aquele seria um local bastante bom para ter uma truta escondida! Tinha um tricoptero na baixada....e insisto...insisto...e ao 8º lançamento....o meu coração quase me veio à boca...quando vi uma truta a agarrar a pluma...com a destreza que a emoção me proporcionou ainda a cravei...e comecei aos berros de alegria!!! Afinal de contas tinha cravado a minha primeira truta com pluma...coisa que eu achava que ia demorar ainda bastante tempo a concretizar!
Com tanta emoção a truta descravou-se mesmo aos meus pés....mas não queria saber!! Afinal de contas tinha conseguido!!!
Eu tinha cravado uma truta a pluma!!!

Ainda com as pernas a tremer e coração de ritmo acelerado, fui ter com o João...que estava tão contente como eu!!

Ele ainda cravou mais uma truta de 21 cm...mas a hora já era de almoço!! E os spinners já nos esperavam...

Os "mosqueiros" satisfeitos com o almoço :)
Depois do belo cabrito a tarde prometia dificuldades de locomoção pelas margens dos rios...

A pescaria da tarde fica para outro post...com surpresas monstruosas!! :)

Abraço

2 comentários:

  1. Que raio de divertimento.... 4 marmanjos a andarem para cima e para baixo no Homem. Para o que lhes havia de dar. Tanto Km para irem ver o Homem. Eu cá prefiro a Madalena.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. Ola Xtor....e como 4 marmanjos cheios de frio de inverno para tras e para a frente na praia..e com o prejuizo de ter 2 marretas para aturar!! :)

    Abraço

    ResponderEliminar