Seguidores

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fim de semana de relax! Parte 1

Boas!

Este fim de semana foi tempo de mais uma vez rumar até a encosta da serra do Caramulo para mais um fim de semana em família, de descanso...e de matar o vicio!
Com o aproximar do final de época, e esse final pelo menos da minha parte está relativamente próximo,  ainda existe condições para praticar um light spinning e por em prática a pesca a pluma...modalidade que cada vez me dá mais gozo!
E foi isso que fiz este fim de semana...um spining levezinho, com amostras 0 e 1, e uns lançamentos de pluma..precisava de praticar porque para o próximo fim de semana há um grande encontro de pescadores de trutas, e acima de tudo bons amigos....e não posso passar vergonhas! :)

No sábado a estratégia foi pescar na parte da tarde...chegamos ao rio ás 3 e saímos as 8 da noite, visitando 2 locais do rio.

Sabendo que a mini-hidrica esta a trabalhar 2 vezes ao dia, por volta das 11 horas e das 20 horas, tínhamos tempo para bater os locais mais apelativos do rio!

A cor de água não era das piores... um pouco escura, mas nada de especial!Muito calor...mas mesmo muito calor... o rio cheio de alevins de Barbos, Bogas e de pequenos Bordalo e de insectos em barda  junto á capa de água e a desovar! Condições de alimento para as nossas pintonas  não faltava! Bastava elas estarem com fome e querem mexer-se!

Começamos numa zona larga do rio com águas mais paradas e mais escuras devido ao fundo e a sua relativa profundidade, e com sombra feita por salgueiros, eucaliptos e carvalhos. Lançamentos cruzados e perpendiculares a margem oposta, lançamentos a " roçar" nos obstáculos naturais presentes no leito do rio ( árvores e rochas), mas sem algum tipo de ataque das nossas colheres.

Logo de seguida o rio estreita e tem sequências de açudes, correntes e poços bastante promissores para a pesca num final de época como este...calor e relativo baixo caudal...

A paisagem em diferentes zonas do rio é a seguinte:







Locais fantásticos para aliviar da semana de trabalho...

Neste local, é relativamente fácil de andar pelas margens, mas também devido á grande pressão de pesca de inicio de época e por ser um local de fácil acesso está com os trilhos bastante marcados no solo. Ninguém se perde...

Com isto apenas tínhamos tido uns toques...nada de significativo.

Chegamos a um poço profundo e sombrio, tinha esperança de lá realizar uma captura, pelas condições do dia, e de relatos de ataques bastante fortes ás amostras naquele local. Acho que nunca estive tanto tempo a lançar no mesmo local...foram uns 30 minutos a lançar para todos os locais...mas sem sucesso! Nem sempre podemos ganhar o duelo...

Numas correntes mais a montante...e num local que não dava nada por ele, numa corrente bastante forte e com a colher a passar muito junto a uma pedra....ai estava a primeira truta do fim de semana! Uma pequena truta devidamente fotografada e devolvida!






Uma trutinha de uns 15 cm...com as suas belas pintas laranja!E na hora de se bater pela vida..ainda deu a sua luta! Esta espécie é algo de fenomenal...cada vez estou mais fascinado por este tipo de pesca!

Ainda batemos mais uns metros de rio....mas estava na hora de ir pregar para outra freguesia!

Fomos até a praia fluvial de Campia ( belo local para um piquenique no Verão e bastante perto de Aveiro), e aqui neste local pesquei a pluma.

Mas ainda não foi desta que realizei uma captura com esta nova arte de pesca, mas fiquei muito contente por conseguir lançar no pouco espaço disponível! Tudo a seu tempo...hei-de conseguir uma truta ainda este ano!

Já eram 8 da noite....tínhamos que ir para casa!

Abraço


Sem comentários:

Enviar um comentário