Seguidores

domingo, 1 de maio de 2011

Férias da Páscoa- Rio Cris

Boas!

Depois de uma jornada de pesca longa no dia anterior, e bastante molhada...nada como repetir a dose para não destoar muito! :)

O dia começou de uma forma bastante doce....um café e um pastel de Vouzela!

Tínhamos pensado em onde ir, e veio-me á cabeça uma conversa que tinha tido, que era se estiver a chover o Rio Cris deve ser bom...e para confirmar esta conversa aí fomos nós em direcção ao Rio Cris, na zona de Tondela. Havia a hipótese de ir a uma "herdade" no Alfusqueiro, mas a chover como estava era queda pela certa e não valia arriscar!

Chegamos ao rio já bastante tarde...entramos no rio a primeira visão foram 2 minhoqueiros....um tinha apanhado uma truta e outro nada! Pelo menos foi o que confessaram ter no cesto...

A primeira impressão do rio não era má...água bastante escura, alguns poços, bastante raizeiros na água, mas não muita corrente e margens que mas pareciam uma auto-estrada, com o trilho bem delineado! É um local de fácil acesso...deve ter uma pressão de pesca enorme, o que viemos a ter a confirmação mais tarde!

Bem, lá fomos para a luta!

Com o trilho bem marcado era sempre a andar até a zona de maiores correntes, que e onde mais gostamos de pescar...fomos fazendo os locais mais promissores nos poços mas não morava lá nada! Chegado a uma zona de correntes, dividimo-nos e fomos andando batendo milimétricamente as correntes...o rio tem muita erva no seu leito, um bom esconderijo para as nossas amigas!Nada se mexeu...o dia estava escuro....de vez em quando abria o sol....e de vez em quando caia uns pingos de chuva!

Numa dessas correntes, vi que o rio fazia uma curva, e que nessa zona pareceu-me ser um poço com alguma profundidade, e com raízeiros e alimentado por uma corrente mais pequena...haveria local melhor para estar uma truta? Não!!

Com a máxima descrição que é exigida nestas andanças....lanço a colher encostada aos raízeiros....deixo aprofundar um pouco....começo a recolher....e de repente pancada!!! Carreto a trabalhar e vejo a truta a dobrar-se toda...neste momento não tive a habilidade de esticar o fio...resultado: a truta fugiu! Bem mas afinal havia vida!! E era de bom tamanho...mas não havia como confirmar...

Com esta picada, a caminhada fazia-se bastante melhor...e o rio entrava numa zona bastante boa para pescar! Correntes quanto baste!!

Mesmo com água um pouco mais escura...e para prevenir...andamos sempre o mais afastado possível...para não espantar nada!



Numa corrente continua...encosto-me a uma árvore...lanço para a outra margem....bem juntos do fetos....recolho e no meio do rio...cana vergada!!! Tentou fugir mas desta vez estava bem atento e trouxe-a para a margem! Aí estava o primeiro exemplar do Cris!




Uma bela autóctone! E como se vê....estava bem alimentada!!

Nuns metros mais a frente na mesma zona o meu sogro teve também um ataque a colher!

Fotos tiradas...peixe devolvido...ai vamos nós!

Fomos ter a um açude bastante comprido, com uma "janela" na parede por onde era feito o escoamento de água...e que fazia um bom local de pesca!
Com a insistência do costume...mas nada!!

Fomos andando para montante, agora com o rio a ser bastante parado...fazendo uns lançamentos....mas naquelas águas escuras devido a profundidade nada se mexeu!

Encontramos mais um minhoqueiro...que disse que não tinha nada...mas o que nos interessava era o ruído de queda de água que se ouvia ao longe!
Subimos para uma levada de rega...e estávamos a aproximar do que queríamos! O ruído da água a cair e a mexer-se com bastante força....mas olhávamos para a margem e só se via silvas e mais silvas!!

Chegando ao fim da levada a paisagem era espectacular...havia que descobrir o caminho...que nesta zona não estava trilhado como até aqui!

Pelo meio das silvas lá fomos descendo e paisagem era a seguinte:




Espectacular! Só por esta fantástica paisagem já era gratificante e dava para esquecer as silvas da descida!

Bem que tentámos mas nada picou!

Com esta paisagem era hora de almoço e de voltar para trás!

Fomos almoçar uma bela vitela assada! E ainda deu tempo para ver mais 2 pescadores a entrar no rio...que no total naquele bocadinho de pesca foram 7 no total!!

Foi mais um belo dia de pesca!!

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário