Seguidores

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tambem tenho direito...

Boas!

Depois da excelente novidade recebida, do troféu capturado pelo meu sogro, e saber que na quinta-feira chovia torrencialmente em Campia, não podia ficar em casa! Tinha que ir ao rio! O chamamento do aumento de caudal e águas escuras eram mais apelativas que umas horas de sono a mais!

7.30 da manha já estava a caminho!
Viagem tranquila,embora o tempo estava muito encoberto, com muito nevoeiro...mas mal passei as Talhadas, o sol esperava-me! O entusiasmo cresceu ainda mais...já imaginava o cenário de águas escuras, com bom caudal, temperatura da água agradável e trutas em muita actividade!

Chegamos ao rio deviam ser umas 8.15! Fomos visitar um local que este ano ainda só tinha sido visitado uma vez...e mal chegamos já la estava um carro!!Mantivemos o delineado e fomos para jusante...para chegar a um local que no ano passado me deu um dos troféus da época!A cor escura da água comprovou-se e o bom caudal também...e a mini- hídrica fechada, com o tempo encoberto!Só faltava descobrir se as nossas amigas estavam com vontade de se mexer atrás das nossas amostras!
O que nos esperava era isto:





Fomos pescando, eu equipado com colher Mepps Agila dourada nº 0 e o meu sogro prateada de pintas pretas, nas primeiras correntes que estavam ao nosso alcance! Primeiros lançamentos para debaixo de uns raizeiros...para o meio da corrente...mas nada!

Fui ter com o meu sogro que estava numa zona mais a jusante, também nada tinha picado...Será que não havia trutas? As condições estavam bastante boas...tinha de haver alguma coisa!

Fui descendo o rio cuidadosamente, as pedras muito mas mesmo muito escorregadias e a vegetação alta não são boas conjugações para um andar tranquilo e sem preocupações...e mal começo a andar o meu sogro, diz já está a primeira!
Era uma truta sem medida, que foi devolvida ao rio para crescer e para o ano nos dar mais alegrias!

Como estávamos a pescar da forma errada, ou seja contra a corrente, resolvemos ir directos ao desejado poço, mas a meio da alegre caminhada, e como o vicio é muito não resisti a lançar num poço...lanço a amostra e tenho o primeiro toque! Ainda a vi a atirar-se a colher!
Chegando ao desejado local o cenário era este:




Nestas águas tão escuras e profundas tinha que lá estar algo de especial...algo de grande! Só pensava na irmã daquela que me deu um prazer enorme na época passada, neste mesmo local...
Fiquei encarregue da corrente ( 1ª foto) o meu parceiro do inicio do poço ( 2ª foto).
O meu cérebro só reproduzia o filme da adrenalina do ano passado....lanço a colher para a corrente, logo na queda do açude e nada...mais outro e nada!!! 
Lanço um pouco desviado da queda de água...e zzzzz pica uma....ainda lhe vi a cor...mas não quis mais nada com a amostra! Mau....devia ser uma boa truta!! O meu parceiro dizia...outra!!! Sem medida e água!! A colher matadora do ano passado voltava a fazer estragos! 

Fui fazendo a corrente devagarinho, pacientemente e nada... passei para montante do meu parceiro e coloquei uma Rapala F3 RT...mas não consegui que nada quisesse comer!! Porra!!!Naquele poço profundo e escuro e nada digno de registo!!!
 O poço foi batido até a exaustão...até que o meu parceiro decide atravessar o rio para a outra margem...para bater aquela zona junto á árvore tombada no rio...eu continuei a insistir na corrente! Mal ele lança....começa-se a rir e saca outra!!! Ai porra!!! Então e eu??? Fiz uma coisa que raramente faço...que é colocar a mesma amostra do meu parceiro, porque estava visto que não queriam nada dourada mas sim prateado!!

Com tudo isto ainda tínhamos o resto de rio para bater... e ainda era cedo, e decidimos ir até o nosso quintal, numa pesca rápida porque havia outros compromissos!!

Numa outra zona...também num poço ele saca mais uma....

Pequenina.....mas que ainda se prestou a sessão fotográfica...




Não era o meu dia!!!

Continuamos o passeio, em direcção a saída do rio...num local onde o rio estreita, e com boa corrente, lanço num ultimo suspiro naquele local e eheheh!!!! Aí estava a minha estreia naquele local!! Estava a ver que não!!! Vi que era pequenina...mas bastante enérgica!! Mesmo á minha frente ainda lutou pela vida dando 3 saltos para tentar tirar a amostra da boca....mal ela sabia que ia novamente para o seu lar!


Prontamente devolvida, para nos dar mais alegrias, a mim ou a algum outro pescador!Se for ainda este ano espero que seja um pescador consciente...Cada vez mais temos que preservar o que ainda há...

Com esta pequena captura fomos embora..o nosso quintal estava a nossa espera!!Tinha esperança que se a água estivesse escura..algo de bom podia acontecer!

Chegamos ao rio, e fomos até o açude onde costumamos começar a pescar! Água muito clara..como é hábito! O efeito da chuva já tinha passado naquele local...menos no caudal que subiu de forma razoável!

E digam lá se não é uma maravilha pescar em locais destes:





Deixo-vos também uma flor de Loendro(Rhododendron Ponticum), espécie que só existe em 2 locais em Portugal e um deles é em Campia, existindo mesmo uma reserva botanica.




Começei numa corrente mais a montante....primeiro lançamento e mais uma pequenina!! Já não era mau....desta vez já tinha colocado a colher mepps toda dourada! Como tinha a fateixa bastante cravada , não quis perder tempo a fotografar!

Seguimos para o açude...3 lançamentos nada!O meu parceiro ficou eu fui até á gola desse açude...

1 lançamento mesmo encostado á parede do açude e nada....mas nesse local existe uma árvore tombada no rio, já desde há dois anos, e que faz de bom abrigo para umas trutas!!Já no ano passado tinha capturado uma truta bastante boa naquele local! Lanço para o meio do rio...nada! Lanço encostado á árvore, com uma margem de segurança para a amostra não focar presa nos ramos...mas de forma a que a colher passasse o suficientemente perto para que alguma coisa que lá estivesse corresse atrás da amostra! Começo a recolher...e pancada!! Ai!!! Desta não era pequena não!!! Drag do carreto a trabalhar e a bicha só levava fio.....tinha uma boa truta na ponta da cana!Disse ao meu sogro que estava na parte debaixo...J"á está!! E é das boas!!"Continuo a recolher...e a truta fugia para a esquerda...para a direita...zaguiava por todo o lado e sempre a levar fio!! Cada vez mais tinha a certeza que era uma boa truta...nunca saltou fora de água...só queria enfiar-se nas pedras!!!Vou andando para trás...e ai estava ela!!! Grande truta!!Era o meu troféu....
Que beldade....que luta!! Inesqueçivel....forma 4 minutos de pura adrenalina!!





Mediu 30 cm....foi a minha maior captura da época!!!Uma beldade do meu quintal!!!Já merecia uma recompensa destas..... O meu parceiro ficou todo contente quando viu o tamanho do bicho, que infelizmente não o consegui devolver ao rio, porque tinha engolido a amostra toda e a fateixa estava cravada nas guelras... :(

Ainda com o coração aos pulos e moção a flor da pele...fomos fazendo o resto do troço sem mais nenhuma captura, mas o dia estava feito e de que maneira!

E foi assim mais uma manha de trutas e de desporto cheio de emoções e de ar puro e com a natureza na força da primavera a mostrar, como é belo aquilo que temos!

Abraço

7 comentários:

  1. Parabéns!
    Agora tens que ir aos trofeus de água salgada.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ola Xtor!!

    Quando acabar as minhas amigas de agua doce...começm as alegres caminhadas pela praia!:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabens, Miguel. Os Loendros eu sei onde ha mais alguns, a partir de agora terei mais cuidado ao passar perto deles naquela curva do rio.

    ResponderEliminar
  4. OLa Pingodoce!

    Obrigado pela tua visita!

    Os Loendros existem em todo o leito do Alfusqueiro...para o ano levo-te a reserva!!É muito bonito...mas memso assim gosto mais de os ver na borda do rio!:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas li o comentario k deixaste no blog do Ze, Kaywox, a cerca de n conseguires fazer login e apareceres como anonimo, a mim tb me aconteceu isso... kuando fizeres login desactiva a opção "manter sessao iniciada" foi assim k eu fiz e deu resultado...
    Saude

    ResponderEliminar
  6. Ola Pedro!

    Sim depois fiz isso e deu!

    Obrigado pela dica!

    ResponderEliminar
  7. E ja agora...muito bem vindo a este blog!!

    ResponderEliminar