Seguidores

sábado, 30 de abril de 2011

Férias da Páscoa- Rio Teixeira e Varoso

Boas!

Na passada semana, durante as mini-férias da Páscoa, fiz um retiro pescatório, com o objectivo de ir visitar alguns rios na zona.

Na quarta-feira, fiz as malas e fui de abalada para Campia, foi chegar pousar e ir em direcção ao destino da manha, que seria o Rio Teixeira, na zona da Praia do Vau.
No ano passado, já tinha feito uma visita a este local, mais cedo, e com um caudal bem mais elevado.

Chegados ao rio, o objectivo era bater uma zona de correntes e poços, a jusante da praia e depois a montante, que é caracterizado por poços alimentados por 2 linhas de água e pela corrente de um grande açude.

Fomos batendo as correntes todas, bem a ritmo lento, o dia era para a pesca, e cada vez mais a dificuldade em andar nos rios aumenta ( ervas cada vez mais altas)...

Na zona mais a jusante da praia nada se mexeu...nem com peixes artificias nem com colheres! E estava um dia perfeito para a pesca....chovia e não era pouco e a água estava bastante escura com os dias de chuva que se antecederam. Na nossa ideia não tirar uma truta naquele rio e naquelas condições era quase impossível! Pelo menos um toque era o desejo! Fomos subindo o rio.... eu fiquei numa zona onde existe um antigo moinho e o meu parceiro foi ate mais a zona da praia onde tem umas boas quedas de água...

Eu fui-me divertindo em fazer todas as zonas de rio onde não existia erva a atrapalhar....

Nem remanse com uns ramos de árvores caídos...colher a cair na zona mais calma...quando começa a atravessar a corrente, cravo a primeira e sem grande dificuldade consigo-a ter nas mãos! Era uma truta de 11 cm....que só deu para ter animo para apanhar com mais um pouco de chuva no lombo!

Consegui tirar mais 2 trutas pequenas em correntes e remanses por baixo da erva...mas nada de especial! Infelizmente chovia muito e não arrisquei tirar o telemóvel para tirar fotos...
Acabado aquela zona, fui até a praia, onde já me esperavam para o inicio da segunda parte...
Iniciei com peixes artificial para tirar o máximo proveito dos poços...mas nada... cheguei a zona intermédia de fim dos poços e inicio de correntes e coloquei colher...

Logo no inicio de colher...fiz uns bons 20 lançamentos...e nada...lanço para um remanse...e zás! Cravei uma boa truta....deu-me luta....mas eu estava em cima de uma pedra... quando a tento levantar...ela caiu!!Com esta desgraça e ainda fizemos mais um pouco de rio...mas era hora do almoço!

Almoço feito...ainda espreitamos o Vouga em São João da Serra....mas o cheiro a esgoto era tão intenso que fomos embora, com direcção ao Varoso!

Chegamos pegamos no equipamento...a chuva insistia em nos acompanhar e ai fomos subindo rio!

Eu não conhecia este rio, mas pareceu-me interessante...cor de água bastante escura, boas correntes!

La fomos batendo...até que numa corrente mais forte...carreto a cantar e cravo a primeira!


Ai esta primeira beldade do Varoso!Não era nada má para o tipo de rio que é!

Entusiasmado....fomos andando, numa outra corrente...colher atrás de uma pedra... começa a atravessar a corrente e boa cravadela! Ela tenta fugir para a correntes mas consigo tira-la da água...e mais um belo exemplar!


Mesmo com baixa qualidade das fotos dá para ver bem as cores vivas, referencia ímpar da sua autenticidade!

Mais uns metros acima...numa outra corrente também forte tiro mais outra!!Naquele dia era o meu dia...tinha ganho a luta! :)

O dia já ia bastante longo...o cansaço e os ossos molhados pediam uma recolha a casa..que no dia seguinte era dia de travar mais uma luta com as bravas trutas!

Abraço

2 comentários:

  1. Bonito relato Miguel...tenho que conhecer esse tal Varosa!
    Abraço,
    João Dias

    ResponderEliminar
  2. Boas Joao!!

    Temos que tratar disso...em breve!

    Abraço

    ResponderEliminar