Seguidores

sábado, 14 de maio de 2011

Mais uma ida ao Rio Teixeira

Boas!

No sábado, foi dia de o João ( trutaseserras.blogspot.com) fazer uma visita aos rios da zona!
Com a nova "doença" que tenho no corpo, e muito graças ao João, o intuito era pescar principalmente com mosca! E haveria melhor companhia e professor que o Joao? Acho que não...e ainda por cima fez-se acompanhar do amigo Manuel, mais um aficionado da pluma!
A metereologia é que não era a melhor....chuva, frio e vento com fartura! Quando chegamos ao rio Teixeira chovia mesmo muito...o que embora não ajudasse para a pluma, ate podia ajudar para o spinning!

Botas calçadas...canas montadas e ai vamos nós para o rio!
Com a chuva que caiu as pedras estavam muito escorregadias, e além disso houve uma evolução muto grande de toda a vegetação das margens, desde a ultima visita a este local, situação que só dificulta o caminhar nas margens! Cada vez mais esta situação piora...



Aspecto da vegetação existente no leito do rio
 Eu ia todo entusiasmado, com a cana de cola de rata na mão...o que eu sempre idealizei que era como se pescava trutas, estava eu agora a realizar!

Coloquei-me em cima de uma pedra...e ai estavam os primeiros lançamentos...mas que sensação espectacular!! Podia não ter um unico ataque na mosca seca que estava a utilizar...mas para mim estava realizado um objectivo! Pelo menos uma vez na vida haveria de pescar com aquela arte!!
Foi bom ouvir os comentários que me faziam...todas as informações que me davam eram rapidamente devoradas por mim...queria ouvir tudo e perceber tudo o que me explicavam! Não é todos os dias que temos direito a 2 professores particulares!

Fomos subindo o rio...eu ia fazendo os locais com mais espaço disponivel para executar os lançamentos...e tentando por a mosca onde possivelmente estaria uma truta e esperar que ela quisesse mexer-se para comer...coisa que nao era façil de acontecer pela temperatura da água que se fazia sentir....fria muito fria e ainda por cima sem uns rios de sol a ajudar!

Foi uma sensação espectacular...o João ainda teve 2 ataques...mas nada mais! Nem o spinning se safou...




Chegou a hora do almoço! Estava na hora de ir ate Campia, que a viagem ainda demora um pouco... e por estradas muito cheias de curvas!

Depois do almoço, por sinal um belo repasto, fomos até ao meu quintal!

Divisão do grupo, para bater o mais possível de rio que já era tarde!

Fui para a zona mais a jusante com um dos pescadores de pluma, e o meu sogro e a outra pessoa para montante! Eu desta vez ia deixar a cana de cola de rata no carro e dedicar-me ao spinning....era preciso salvar a honra do convento!

Chegamos ao rio....deixei o companheiro da pluma num conhecido açude, a armar a cana, e fui fazer um final de corrente um pouco mais abaixo....o tempo entretanto tinha aberto mais um pouco, e os raios de sol batiam na água!

Lançamentos para montante...debaixo dum raizeiro....mas nada....a cruzar o rio....nada...torno a lançar para debaixo do raizeiro nada....não era dia!

Desloquei-me para um ponto 2 metros ao lado...e lancei para jusante....amostra quando passa o meio do rio....pancada.....carreto a cantar e aí estava a primeira do dia!! Mais uma bela fário....peço desculpa mas foi impossível tirar foto...porque a truta estava ferida e não a quis estar a forçar o tempo fora de água! muito bonita com as suas pintas laranja bem definidas...como habitual daquela zona!

Bem fui ter com o companheiro de pesca com a boa-nova...fomos batendo o rio, queira muito que ele se estreasse no meu quintal! Mas só ouve um ataque a mosca...bem a nossa frente! É espectacular ver uma truta a atirar-se á mosca...

Era hora de ir embora...os nossos companheiros já nos esperavam!

Decidimos então, e porque o sol tinha aparecido ir fazer um outro conhecido troço do rio, porque o meu sogro tinha tirado durante a semana uma boa truta e visto muitas trutas a mosquear...

Chegados ao rio...o sol desapareceu...fomos para o local desejado assim mesmo....agora já ia novamente com a cana de cola de rata!

Lançamos e lançamos, moscas na corrente...mas o frio era mesmo muito e elas não queriam nada com as poucas moscas que pairavam no rio!

Foi assim mais um belo dia de pesca...e mais uma vez em excelente companhia!
Abraços!

2 comentários:

  1. Estou intrigado...
    Cana de cola de rata?! Hummmmmmmmmmm, aqui há coisa. eheheheheh
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ola Xtor!

    Como sabes o que é...sabes bem que não ha coisa!!!eheheheh

    Abraço

    ResponderEliminar