Seguidores

terça-feira, 12 de abril de 2011

Um encontro há muito prometido!

Boas!

Sábado, foi dia de retribuir a visita da época passada feita pelo João ( trutaseserras.blogspot.com) ao Alfusqueiro! Este encontro já estava marcado desde esse dia, só faltava mesmo conjugar datas, e essa mesma data foi este Sábado. Encontro marcado para as 8.30 em Ponte de Neiva!
Entre um café e dois dedos de conversa no Restaurante Ponte Neiva (
http://www.restaurantepontedeneiva.com/) de que o João é proprietário, com a sua especialidade que é o leitão…só vos digo que é pena a página não dar para sentir o cheirinho!! :), o João ia delineando a estratégia e locais a visitar! Foi decidido da parte da manha uma visita ao Rio Tamente, afluente do Lima, e da parte da tarde uma visita ao Neiva! Para mim parecia perfeito…
Lá fomos serra acima para o local de pesca, que ainda distanciava cerca de 40km… como nunca tinha pescado naquela região, apercebi-me devido á leitura e acompanhamento da blogosfera truteira, o quão perto são locais míticos como Touvedo, o Homem, o Mouro, o Lima, o Vez e afins….Não que esteja mal servido de rios na zona!

Chegamos ao rio, era cerca das 9H30, preparamos as coisas e fomos a uma ponte verificar as condições de pesca. Não ia ser um dia fácil, devido á extrema limpidez da água, embora tivesse chuviscado um pouco, e o tempo encoberto que rapidamente se desfez….águas límpidas e sol…não transmitia muita confiança para a pescaria, que no fundo era o menos importante num dia como estes!

E ai fomos nós para o nosso passeio pelo rio….
Aspecto do Rio Tamente

Fizemos a entrada no rio por um açude… uma cor de água linda….mas nada se mexeu!! Na gola acima…vimos uma boa quantidade de trutas mas nenhuma queria nada com as nossas colheres! E aqui a primeira particularidade do tão bem que fomos recebidos….para quem conhece o João sabe que ele raramente pesca ao spinning…e desta vez fez questão em nos acompanhar com colheres!


O meu parceiro nas primeiras tentativas

Íamos subindo e conversando sobre a recente deslocação a Aveiro do João para pescar aos robalos….das incertezas e sobre a nova lei de jurisdição do Parque do Geres…da época truteira…do novo vicio do João da montagem de plumas….
Passamos por poços espectaculares…correntes muito oxigenadas…e só as conseguíamos ver pousadas no fundo sem se importar com qualquer isco que lhe passasse á frente da boca…o meu parceiro de pesca ainda avistou um troféu alojado no fundo de um poço….





No meio disto tudo o João ainda teve um bom ataque….mas não a conseguiu cravar convenientemente…
Á medida que se ia subindo o rio cada vez ficava mais bonita a paisagem….chegamos a uma zona de baixa profundidade…o meu sogro teve um ataque na colher mas não a conseguiu cravar….passado uns metros…ai está o exemplar do Rio Tamente!! Foi a "internacionalização" dele…porque também nunca tinha pescado noutros rios!
Era uma truta de medida que foi devolvida ao seu habitat….dona de uma beleza única!! Que espectáculo….uma truta autóctone que infelizmente se vão tornando raras nos nossos rios!! O laranja das suas tradicionais pintas é bastante vivo tornando-a ainda mais bonita…


Truta e suas espectaculares pintas cor de laranja vivo


Com esta captura fomos indo até cerca da 12h30….com o vicio juntamente com a beleza do rio a chamar por nós, mas já era hora de sair do rio para um almoço e seguir o nosso plano! Apenas fizemos 3 horas de pesca…mas com bastante extensão de rio feito…cerca de 3 km…pelas contas do João!

Com o restaurante já devidamente reservado….almoçamos bastante bem….uma costeleta de vitela de grande qualidade….inevitavelmente veio a conversa sobre pesca e do estado do País…e no meio desta conversa veio a pluma….e eu tenho um gosto especial em saber pescar a pluma…acho que é uma pesca de artista….o lançar para mim é um gesto técnico de uma beleza extraordinária! Para meu espanto e alegria…o João disse: " É hoje que vais aprender! "…..devo ter feito cara de um menino de 5 anos quando lhe dão um carrinho!!!Já estava todo entusiasmado!!

Já recompostos de energia, tivemos uma visita guiada a uma zona do Parque, com um guia privado!! Querem melhor???
Subimos até ao rio Caçarelhe, um típico rio de montanha, que com o seu acidentado leito se torna quase impossível de pescar, muitas fragas e escarpas….e que com a nova lei será proibido pescar por se encontrar dentro da zona do Parque Nacional. Depois fomos até ao Froufe….que rios espectaculares!!! E em particular vimos bastantes trutas….mas também neste caso e pelo que percebi a lei também é bastante ambigua….




Eu já só queria chegar ao Neiva….. :)
Chegamos ao Neiva…e fomos bater 3 açudes e respectivas golas ainda com colher….o meu sogro ainda cravou uma no segundo açude….eu tive 2 ataques e nada mais!!
Eu já só pensava na pluma….para uma outra zona mais jusante….onde o rio era bastante espraiado….chegados o meu sogro ainda bateu esse açude….resultado: uma boga e uma truta que fugiu!!
Enquanto ele tirava estes peixes….o João iniciava as lições privadas…desde a montagem da cana…ao empatilhar da pluma! Eu estava fascinado… com tudo aquilo….e que finalmente tinha chegado a hora de entrar no rio!
Calmamente fui entranhando tudo o que ele me dizia….e de repente….tinha a cana na mão!! Estava na hora…começo a fazer o movimento caracteristico…o João diz….pára…..e a pluma cai na água não da melhor forma….mas longe!!! Tinha conseguido!!! Eheheh….estava todo contente! La continuei a tentar…

Mais uns lançamentos e sempre o João a corrigir-me...até que tive o primeiro comentário de Parabéns!!! Fiquei todo orgulhoso!!
O objectivo estava feito...aprender a lançar, e ainda tive tempo para aprender mais outras 2 técnicas!! Foi espectacular!! Mas não consegui cravar nenhuma truta....mas seria isso mesmo necessário para a minha felicidade? Acho que não...

O entusiasmo era tanto que não demos pelas horas a passar....e eu todo entusiasmado não largava a cana...eheheh



Ai estão as provas!! :)
E com isto tudo fiquei todo entusiasmado com a pesca com pluma....
Bem isto já está longo....mas mesmo assim ainda tivemos tempo de ver o João a montar uma pluma!!

Muito obrigado João por tudo, desde a disponibilidade de nos receber, desde a hospitalidade, da cortesia, do tempo que perdeste em me ensinar, pela tua oferta ( bom vinho!!) e pela amizade....muito obrigado mesmo!Foi um excelente dia!

E por estas coisas que gosto da pesca!!!

Espero que ainda este ano possamos fazer uma pescaria a pluma juntos.... :)

Abraço

4 comentários:

  1. Viva Miguel,
    Não fiz nada de mais!
    Apenas quis mostrar um pouco dos Rios emblemáticos que me rodeiam.Esse objectivo foi em parte atingido.
    Agradeço ao teu sogro mais uma vez pela excelente mel que me ofereceu.

    Quanto à pescaria fica desde já prometida,marca o dia que entenderes para o Alfusqueiro.

    Abraço,
    Até Breve,
    João Dias

    ResponderEliminar
  2. Ola Joao!

    Sabes que fizeste...o ensinar-me com a pluma foi algo de espctacular!

    Até breve!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Depois de vocês terem ido embora ainda lá foi e o resultado foi aquele que está no Post....eu bem disse que elas estavam lá mas tinham vergonha...

    ResponderEliminar
  4. Eu perçebi que seriam de uma ida tardia nesse mesmo dia...

    Abraço

    ResponderEliminar