Seguidores

domingo, 2 de março de 2014

O tão aguardado dia...chegou!

Boas!

E finalmente o calendário disse-nos que era dia 1 de Março! O dia da abertura da pesca à truta tinha chegado! O tal dia...em que só há pensamento para uma coisa...pesca e mais pesca! O corpo e a alma já ansiavam pelo "cantar" de um açude, por ar puro, pelo simples ruído das botas a pisar silvas e paus...

Este ano não tive a oportunidade de fazer o tradicional folheto e campanha de sensibilização, mas qualquer coisa ainda poderá surgir. Vamos a ver!
Não é por falta de conhecimento e por falta de informação que os pescadores tem a desculpa para praticar coisas menos boas durante a acção de pesca! Isso nem devia ocorrer no pensamento, mas infelizmente ainda há os "pseudo heróis do cesto cheio"...os tais que de pescadores a única coisa que tem desta actividade, é o nome...porque de resto não passam de simples apanhadores de peixe, que não olham a meios, a valores morais ou sequer respeitam a lei para atingir os seus fins....encher o saco e orgulhar-se disso nos cafés da terrinha!

Voltando ao assunto da abertura...Com o inverno rigoroso porque passamos, já era de esperar um caudal generoso, situação que uma semana antes era aquela que existia. Mas com uma semana de chuva, a situação alterou-se e de que forma!
Rios bastante altos, na maioria da sua extensão, impossíveis de pescar! Na parte da manhã ainda se pescou razoavelmente bem, com a água com uma cor muito boa, mas com o piorar da chuva, durante a parte da tarde a situação agravou-se e de que forma! O pouco que que se podia pescar tornou-se impossível de pescar....pura e simplesmente as amostras não se seguravam na água, nem mesmo as número 3!

As fotos ainda são as da parte da manha, do pouco que se pescou...






Uma das coisas que me desagradou de ver, foi a limpeza que foi feita nas margens do rio. Um autentico esbanjar dinheiro vindos do Proder, e que mais uma vez é mais prejudicial para o rio e para as suas trutas , do que o beneficio que dá ao curso de água. Já uma vez falei deste assunto por aqui, e pelas fotos é bem visível o nível de desbaste feito nas margens! As trutas de verão precisam de sombras e de arbustos e raizeiros para se esconderem e abrigarem-se do calor...e não vai ser fácil de encontrar esses locais nos próximos tempos...
Muito mais útil seria usar esses fundos para estudos sérios e exaustivos sobre a verdadeira população de peixes no rio, criar trutas autóctones em viveiro para as devolver o rio de origem para manter a mesma linhagem , ou pura e simplesmente um investimento forte na fiscalização!

Falando de pesca, tive apenas um toque durante todo o dia! Muito mau para a expectativa que tinha, mediante o tempo enublado e chuvoso, e condições de rio, em especial a cor da água!

Mas o mais importante foi voltar ao rio, voltar a pescar... e fazer uma das coisas que mais gosto!
E que bem que me senti....

Abraço





Sem comentários:

Enviar um comentário