Seguidores

domingo, 23 de março de 2014

Até ao por do sol!

Boas!

Depois de uma abertura complicada, com muita água e com poucas trutas, o cenário não estava fácil!
Desafiei o meu amigo Jesus para uma pescaria, num sábado para ver se tirávamos a barriga de misérias, quer de pescar quer do cheiro a trutas!

O plano seria atacar o Alfusqueiro na zona mais baixa, num local pouco batido, pelos difíceis acessos!
O rio estava maravilhoso para pescar...correntes fortes, mas não em demasia...água em tons esverdeados, mas iria ser um dia de calor e de muito sol! E as cheias deste ano levaram muitas árvores das margens, e juntamente com a acção do homem, a constatação que a sombra dos rios cada vez são menos e cada vez mais uma realidade! Se nas cheias é a natureza a fazer das suas....a acção do homem e pura e simplesmente por dinheiro água abaixo e uma burrice!





Havia que começar a pescar, começando numas correntes fortes e profundas! Éramos 3 a pescar, cada um escolheu um local...e as colheres rodopiavam na água numa roda viva, passando por entre todos os recantos e remanses das correntes, beijando todas as pedras... na demanda de enganar uma pintona mais arisca!
Insistimos e insistimos até à exaustão uns 200 metros de rio, não ficando nenhuma pedra por ser tocada pelas colheres, sem se conseguir encantar o que quer que fosse!

Havia que ir andando e ir tentando...sabendo que com cada vez mais calor e com sol a pique, a tarefa talvez fosse inglória!
Próximo objectivo: um poço bastante profundo e que naquela hora ainda tinha um pouco de sombra!!



Lançamentos de todas as formas e feitios...muito longos com recuperações lentas para a colher ir o mais junto ao fundo possível, e mais uma vez nada se mexia... só os passarinhos a cantar e a esvoaçar junto ao rio é que iam dando algum movimento ao rio! A premunição de dia difícil...começava a ser certeza!

Estávamos a chegar a um grande açude...divisão natural de pesqueiros....um com a queda de água, outro na corrente da queda do açude e outro na gola ( zona superior)...e toca a insistir!
Uns bons 20 minutos naquele local...ia trocando de colher, modelos e cor, mas não conseguia adivinhar o que elas queriam comer naquela hora!!
Mais do mesmo a retratar bem o inicio do mês de Março...muita dificuldade em enganar trutas!



Numa corrente bem forte, o Jesus com o conhecimento que tem daquela zona engana a única truta da manha!



Mais uma centena de metros calcorreados...e a desgraça continuava! Só não era mais porque estávamos a fazer o que mais gostamos...a pescar!



Já era hora do almoço...e o corpo pedia água fresca e alguma proteína!!
Ainda havia mais 3 locais para serem pescados...o dia ainda mal tinha começado!

O resumo geral dos 2 primeiros locais:
- Em primeiro locais de uma beleza espectacular
- Mas mais do mesmo...com a novidade que finalmente tinha enganado uma trutinha pequenina!



Derradeiro local...e ainda tinha esperança de que talvez tivesse uma foto de uma truta como recordação deste dia de pesca!
O final de tarde costuma ser bom...mais sombra, tempo mais fresco e mais posturas de mosquitos...podia ser que sim!



Subindo o rio, houve quem quisesse ir mais além, mas eu já estava cansado, e fui sozinho subindo o rio, insistindo nos locais com mais aparência!
Depois de 30 lançamentos num pequeno poço. lá ferrei uma truta que por momentos pensei que ela se tinha ido...desatou a correr rio abaixo e o carreto teimava em não conseguir acompanhar a correria da truta! Mas lá veio para a pose na foto!
A meio caminho uma outra pequenita fez o favor de me por a sorrir mais um pouco...


Os parceiros de luta vieram em meu encontro...fizemos mais um açude e estava dada como terminada a jornada!!



Só para terem uma ideia eram umas 8h30 quando começamos e eram 18h30 quando pousamos as canas nos carros! Um dia em cheio à moda antiga, pelo menos em horas de pesca...porque de resto está difícil!

Abraço

4 comentários:

  1. Piękna rzeka, pstrąg, łowy z przyjacielem. Czego można chcieć więcej ? ;)

    ResponderEliminar
  2. Ata agora os peixes non queren picar ben, tempo ao tempo!!! saudos Ninja

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que ser paciente...um dia elas vão querer tirar umas fotos!

      Saludo!

      Eliminar