Seguidores

terça-feira, 4 de março de 2014

A estreia!

Boas!

Depois da abertura sem efeitos práticos em termos de capturas, no domingo nem saí de casa de manhã! Aproveitei para passear com a família. Também tem direito... mas durante este passeio vi inúmeros jipes com caiaques o que não era nada boa notícia.  E a chuva não parava de forma alguma...

Depois do almoço, não parava quieto na cadeira! Tanto tempo de espera pela abertura e depois não podia pescar devido ás condições, em especial dos rios. Já não parei quieto na cadeira...fiz-me à estrada com destino a um dos poucos locais onde poderia ser possível pescar!
Uma albufeira de uma mini hídrica, bastante profunda onde a corrente, no meu pensamento, não seria tão forte. Redondamente enganado! Comparando aos locais que tínhamos visto antes, a nossa impressão é que ainda havia mais corrente...Mas já que lá estava tinha de experimentar!

Nada se aguentava na água, nem peixes artificiais nem colheres... fui tentando lançamentos paralelos à margem, aproveitando as saídas de água de algumas ribeiritas, mas era impossível pescar! Nem em locais mais "parados"...
Resultado uma molha...

No regresso a casa, já estava a delinear o plano para segunda-feira, com previsões de tempo um pouco melhor e apenas aguaceiros. Fui investigar uma das outras zonas possíveis de serem pescadas! Um troço de rio bastante largo, profundo em grande parte da sua extensão. E visto de cima parecia que estava bom para pescar! Estava escolhido o local para atacar!

Na segunda- feira, pus-me a caminho do local escolhido sem grandes hesitações!
Tinha chovido novamente a noite toda, uma murrinha chata, que poderia ter alterado as condições. Mas nada me poderia fazer não ir pescar...a ansia de pescar a sério era muita!

Havia que calcorrear as margens para chegar à parede de um açude, e depois fazer o regresso a pescar! Os efeitos das recentes cheias de Dezembro e Janeiro ainda eram bem visíveis... e a uns 10/15 metros do leito do rio! Dá para imaginar bem a quantidade de água que por lá tinha passado!



Chegamos ao açude, e a visão era verdadeiramente espectacular...uma massa de água incrível caía em continuo!





Para terem uma ideia, já pesquei ao pé dessas árvores, ou seja o nível de água estaria uns 3 metros acima do normal!

Coloco uma Rapala CD na ponta da linha para bater em profundidade o poço que antecede a queda de água. A situação era bastante pescável, devido à profundidade ( 4-5 metros) e diga-se que uma surpresa poderia acontecer! Tempo escuro, água mais ou menos ludra, temperatura de água não muito fria, eram a conjugação de factores para uma boa truta se mexer!





Com o peixe artificial não tive qualquer sucesso, troquei para uma Vibrax nº 3! Com uma recolha lenta, para deixar a colher trabalhar nas profundezas, aproveitando o próprio peso, e assim evitar a corrente superficial! Se houvesse trutas seria no fundo...
Não demorou muito até finalmente ter a primeira truta de 2014 nas mãos!
Uma bela truta que pegou a 5 metros da margem, com um ataque voraz na amostra quando esta passou junto de um raízeiro! Mediu 26 cm...já não estava mau para a primeira!



Havia que manter a estratégia e ir com calma, e insistir! Era a fórmula para o possível sucesso! Num local como este não se deve fazer uns lançamentos e seguir viagem, como se faz numa zona de mais corrente! Há que insistir...enervar o predador!

E tinha razão...uns 20 metros a montante, mais uma truta cravada, esta no meio do rio! Já deu mais trabalho, porque fugiu para a corrente superficial , e não queria ser fotografada! Estava tímida... mas com calma lá a consegui por em terra!



Entretanto e depois de passar algum tempo a tentar uma amostra de uma árvore, o braço ainda está descalibrado, ouço um grande frenesim na água, e o carreto do meu sogro a cantar!



Um belíssimo exemplar, que acusou na régua 36 cm! Era disto, e possivelmente maior que aquele local com aquelas condições nos poderia oferecer!

Mas chegando à zona onde o rio estreita, nada se mexeu, a corrente era mais que muita, nem mesmo com colheres nº 3 se conseguia pescar!
Abandonamos o local satisfeitos! E fomos a uma loja em busca de colheres nº3 já que era material que não abundava nas nossas caixas! Mas não havia! Solução encontrada encontrada em casa! Cortar chumbo para colocar junto à colher para dar mais peso sem afectar o trabalhar! Quem não tem cão caça com gato... :)

De tarde voltamos ao local para pescar uma zona a montante, onde se poderia pescar!



O mesmo esquema...colher pesada a correr junto ao fundo e ir insistindo!
Lançamentos longos para a outra margem, para aproveitar toda a largura do rio e algumas sombras existentes e cana vergada por 2 vezes, com este tipo de situação!





Ainda fomos insistindo no local, mas já não havia mais nada a fazer! Começou a chover e o frio a sentir-se nas mãos...estava feito o dia!!! Finalmente trutas e um dia inteiro de pesca!!! Missão cumprida!

Hoje de manha, voltei ao local da abertura, ao meu local preferido! Como é mais a montante, a forte corrente ainda se fazia sentir! Não tive nenhum toque...não sei o que se passa naquele local!
Deixo-vos algumas fotos...









E foi assim mais um fim de semana prolongado de pesca!
Só resta esperar que pare de chover para os caudais normalizarem um pouco!

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário