Seguidores

domingo, 3 de março de 2013

A mais desejada...

Boas!

E sim...finalmente é Março e com ele abriu a época truteira 2013!

Este ano, houve direito a um inverno rigoroso, pelo que nos fazia esperar caudais elevados, rios com correntes suficientes para por as trutas a mexerem e poços repletos de água!

Tudo isto aconteceu...é verdade, mas com isto as idiotices do costume! Os heróis que se pavoneiam por ter posto no cesto um número "heróico" de trutas, ou então lançamentos de trutas 1/2 dias antes da abertura para satisfazer o apetite voraz de apanhadores de trutas...sem saber minimamente o que estão a fazer! O quão prejudicial pode ser esse "repovoamento" ao rio...

Infelizmente no dia 1 por motivos profissionais não pude fazer esse dia mágico para qualquer pescador de trutas...um dia carregado de simbolismo!

Tinha reservado o dia 2 para regressar ao rio...na companhia do meu sogro, meu parceiro nestas andanças!

Ele tinha feito a abertura, muito fraca por sinal! Decidimos que não valeria a pena chegar muito cedo ao rio pelo frio que se fazia sentir!

Chegamos ao rio pelas 10 horas da manha....sem pressas! Tínhamos o dia todo para desfrutar da tranquilidade da paisagem, do bem estar  que o rio transmite...e acima de tudo esta é uma das principais para ir ao rio!

Equipei-me com o material do costume, colher mepps nº1  na ponta da linha e fomos descendo para o rio....durante o trajecto a ansiedade ia crescendo,  ouvir o rio a correr no fundo do vale já me estava a deixar em pulgas! O primeiro vislumbre condiziam com as condições que tinha previsto! Excelente caudal, correntes fortes e com ritmo e águas extremamente límpidas... do cimo da estrada quase que se podiam contar as pedras do fundo! Mas o importante era mesmo regressar ao rio....o resto era acessório!

Começamos numa zona de correntes um pouco lentas, e saía o primeiro lançamento!!! Era oficial...estava de novo a pescar no rio!

Fomos subindo devagar correndo todos os recantos, mas nada se mexia atrás das colheres! A temperatura da água era muito baixa e fazia-se sentir uma brisa fria...
Fiz um lançamento sem grande confiança para perto de um raízeiro... e pela primeira vez tinha a cana a estremecer! Quando a truta mordeu, vi-lhe o lombo e parecia-me uma boa truta... ainda deu luta com o carreto a fazer o trabalho correcto! Estava num local alto, cheio de raízes e árvores tombadas a minha frente onde a única solução seria levantar o peixe...mas que bela truta vi quando a aproximei de terra!!

Aí estava a mais desejada das trutas....a primeira da época!! Mediu 30cm, mas era uma truta muito magra...

Já me tinha estreado....e uma estreia auspiciosa! Assim ficamos nós a pensar....podia ser que tivesse na hora delas! Mas não....Fomos calcorreando as margens,  que limpas pelas ultimas cheias estavam uma maravilha para andar! Inclusive era possível passar por pontos que em anos anteriores nem nos aventurávamos sequer a experimentar...por outro lado o leito do rio tem muito mais areia!

Chegados a uma zona de rio bastante larga com uma corrente a fluir certinha....lanço para montante, e quando começo a recolha tenho logo um ataque! Cravo a truta...e mais uma boa luta! Uma vez mais tinha aspecto de ser uma truta de bom tamanho!

E não e tinha enganado!! Uns padrões de cor um pouco diferentes para o habitual...mediu 27 cm!

Estava na hora de comer alguma coisa...e nada melhor que umas sandes á beira rio...um verdadeiro privilegiado  Ás vezes uma simples sandes num local destes supera muitos restaurantes...

Depois de um pouco de descanso estava na hora de caminhar mais um pouco! O sol já marcava presença, e a temperatura estava um pouco melhor!

Mas mesmo assim mais nenhuma truta quis ajudar a alegrar o dia de pesca... que por sinal estava a ser espectacular!

E passadas 6 horas de chegar ao rio...o cansaço imperava e estava na hora de regressar a casa!

Hoje ainda regressei ao rio, mas sem nada para contar para além de mais um dos meus momentos de relax á beira rio....

E foi assim a mais desejada das pescarias e a mais desejada de todas as trutas...