Seguidores

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Trutas em Cambra...

Boas!

Já há algum tempo que não pescava, e na passada quinta-feira, voltei ao rio, na companhia de ilustres companheiros de pesca!

A convite do Eng. Rui Ladeira, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, participei num fantástico dia de pesca e confraternização!
A equipa de pescadores era formada por:
- Prof. Arlindo Cunha
- Dr. Manuel Pintalhão
- Dr. Sousa Rodrigues
- Eng. José Pintalhão
- Dr. Manuel Oliveira
- Prof. Lemos de Carvalho
- Engº. Casais
- Sr. Manuel Jorge
- António Ferreira
- Arlindo
- e eu mesmo!

Há hora marcada, estávamos em Cambra, para os cumprimentos e "sorteio" de locais de pesca!
Era muita gente a pescar, e teríamos de estar bem divididos para ter alguma hipótese de capturar alguma truta, numa altura do ano que elas já conhecem todas as cores e feitios de amostras!
Durante a noite tinha chovido um pouco, e o céu estava encoberto, embora com a temperatura um pouco abaixo do que seria desejável!


Calhou-me em sortes, pescar um local que por diversas razões, sendo a maior deles a força do hábito, nunca tinha pescado! O que até foi bom!
Acabei por fazer equipa com o António Ferreira e o Arlindo!



Chegados ao local de inicio da pescaria, começou a chover e muito! Era um bom sinal...mas durou pouco tempo! Uma chuvada forte de apenas 15 minutos, que trouxe céu limpo e sol!
Era estas as condições que tínhamos para pescar durante 4 horas...

No inicio da jornada, o Arlindo teve logo um toque mas não a conseguiu cravar! Fomos dividindo o rio, entre os 3 de modo a que fosse possível pescar!


Eu tinha na noite anterior, feito uma incursão pela bricolage, e partido a ponteira da minha habitual cana, pelo que tive de utilizar uma cana de reserva, e não foi fácil pescar! Os lançamentos não saiam como deve ser, cabeleiras...foi quase para esquecer!

O Arlindo ia tirando umas trutas, o meu sogro também, mas pouca coisa! Estava muito trapalhona a pesca para mim...

Sempre caminhando, borda fora, calcorreando algum mato denso, chegamos a um poço com alguma profundidade!

O Arlindo faz um bom lançamento para montante, a cruzar a amostra de borda a borda, e só o ouvi dizer que era das boas! Fui ter com ele, caso fosse necessária ajuda, e vi o lombo da truta e deu para ver quer ja tinha um bom porte! Com a calma dele, lá a encostou á margem, com o fio a ficar preso num galho! Tive de descer ao rio para o ajudar e dar-lhe o troféu dele!


Uma bonita de truta de mais de 30cm... saída das profundezas do rio!

Eu acabei a sessão de pesca com 2 trutas, que não foram fotografadas...

Com isto já era hora de voltar, e irmos para o local do almoço!
E foi o melhor do dia!
Uma bela Vitela de Lafões e um belo Cabrito foram reis e senhores do repasto, entre outros petiscos e onde a doçaria regional dos Pastéis e Folar de Vouzela foram interpretes principais da sobremesa!

Só tenho a agradecer a simpatia do Eng. Rui Ladeira ao convidar-me para este evento e aos demais pela excelente companhia e camaradagem durante o dia! Assim os dias não custam a passar...

Abraço



8 comentários:

  1. Tanta Eng. tanto Dr. oO mas tu foste pescar ou a uma convenção de médicos?

    ResponderEliminar
  2. Olá João!

    Fui pescar com Eng. e Dr....tudo gente boa!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Estou a brincar contigo, o que interessa é a diversão e o convívio, títulos não interessa :)

    Boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que estavas!!!

      Na pesca somos todos iguais...e sentados a mesa para uma boa almoçarada ainda mais!

      Abraço

      Eliminar
  4. Boas Miguel,
    não largas as trutas, nem por nada... hehehe...
    continua.

    Abr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então camarada?

      Ta quase no final...ainda hoje andei la toda a tarde!

      Abraço

      Eliminar