Seguidores

domingo, 18 de março de 2012

Cortez- Rio Alfusqueiro

Boas!
Este sábado, depois de ter tirado a manha para aproveitar para descansar um pouco, durante a tarde fui até ao rio para o descanso ser completo!

Depois de ter chovido durante a manha embora pouco, tinha a esperança de poder pescar debaixo de chuva, ou pelo menos com algum aguaceiro! O que não aconteceu...apenas o céu permaneceu nublado!

A pescaria foi feita no Cortez, um local que é sempre visitado por mim, muito agradável para um piquenique, um bom troço de rio, com correntes poços e ainda a pequena albufeira da mini-hidrica!


Iniciei por bater a massa de água da albufeira, com a MaxRap . Água escura, com muitas estruturas no fundo, local ideal para estar um bom troféu escondido!
Ao 2º lançamento um toque, de algo que veio do fundo e deu uma cabeçada na amostras, mas nada mais que isso!
Fiz uns 30 minutos naquele local mas sem mais nenhum toque, tendo usado ainda o Salmo.

Troquei para colher e comecei a subir o rio...água fria, caudal que por norma corresponde ao mês de Junho, não havia muitos mosquitos, e água límpida! Um cenário não muito favorável para o que quer que fosse. Seria necessário lançar para bastante longe para se conseguir trabalhar a amostra em toda a largura do rio e com isto aproveitar as árvores da outra margem e a maior profundidade!

Primeiros lançamentos, olho para a água, e vejo uma família de barbos de bom porte a descerem o rio calmamente, sem se incomodar muito pelos intrusos!

Todas as correntes eram aproveitadas ao máximo, com muita delicadeza para não espantar o que por lá andasse.

Depois de um pequeno açude, o meu sogro lança bem para longe e bem perto da outra margem, ele diz "Já está!" e olho para o rio e vejo uma bela truta a tentar sacudir a amostra da boca! Ele com calma lá a trabalhou e trouxe-até terra! Na água pareçeu-me que era um peixe de um porte bastante agradável o que se vinha a confirmar! 34 cm de beleza!



Animados pela captura, seguimos rio acima....eu com a mesma táctica, e numa zona com boa profundidade junto á outra margem, ainda tenho 2 toques, que vi as trutas a irem amostra, mas não era o meu dia! Não as estava a conseguir cravar!


Cheguei a um poço muito profundo, alimentado por uma corrente lenta, água escura, e confesso que tinha depositado grandes esperanças naquele local, mais lançamentos para todos os locais e nada se mexeu por aquelas bandas!

A montante existe um outro poço ainda mais profundo, que seria o próximo destino!

Chegando a esse local, lançamento atrás de lançamento, e lá consegui ter uma truta cravada por breves instantes...ainda a tive presa, mas conseguiu tirar a amostra da boca! Estava visto que hoje não era o meu dia...



Era hora de voltar para casa, que já se estava a fazer tarde, e a visita ao Cortez estava realizada!

Abraço

8 comentários:

  1. Truta de Nice. O rio também é muito bonita. Parabéns de polaco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Tom!

      Sim é muito bonito...Mas os teus também são e as trutas são maiores!

      Abraço

      Eliminar
  2. muy buena trucha. Que tal o Max Rap, a min ainda non me convenceu, terei que probar mais situacións....pero prefiro os x-rap.
    Saudos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!

      Sim é uma truta muito boa!

      O maxrap, gosto dele! Trabalha bastante bem, tem um nadar atraente, mas ainda nao o consegui por a nadar a mais de 0,4 metros!

      Un saudo!

      Eliminar
  3. Esses peixes são de uma beleza espectacular.

    Boa sorte e boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Joao!

      Espera para ver as proximas fotos! :)

      No outro dia mandei-te uma mensagem no fórum! Não sei se viste!

      Olha quando quiseres é só dizeres!

      Abraço

      Eliminar