Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2016

O regresso!

Boas!

Finalmente o tão desejado dia chegou!!
Meio ano depois voltei ao rio, para uma das pescas mais bonitas que pode haver!!

A abertura é um dia mesmo especial... carregado de empatia e simbolismo. Um regresso especial...
As saudades do rio apertavam, os sons já quase que eram uma miragem no meu imaginário.... o cheiro a terra molhada... tudo faz parte de um cenário mágico para pescar!
E ainda por cima, fez-me ter lembranças de uma pessoa muito especial, que todos os dias de abertura, me enviava uma mensagem a dizer..."hoje foi cesto cheio!"



Voltei ao meu local de sempre, onde faço sempre a abertura! Sempre com a companhia do meu sogro...
Tempo frio...água muito fria, mas com um pouco de sol a acompanhar!



Os primeiros lançamentos, como sempre saiam mal...o frio era tanto que se perdia sensibilidade nos dedos para prender o fio...mas com a emoção de pescar novamente lá iam aquecendo!
O rio esta com um caudal excelente para pescar....um pouco nada elevado mas nada de mau! O único mau sinal foi o rebentamento de um açude, devido ás cheias, e um outro açude com umas pedras caídas...que no verão vai fazer estragos na retenção de água em poços! Já aqui expressei em post anteriores em relação à não conservação, muito mais importantes num rio do que repovoamentos feitos à moda cá do burgo!



Fomos avançando rio acima sem sinal das nossas amigas pintonas, com as amostras a passar em todos os locais onde era suposto haver alguma truta escondida! Mas de facto a água fria e a baixa temperatura eram sinal negativo para que algo tivesse coragem de sair da toca e correr atrás da amostra!

Curiosidade ou não quando o tempo aqueceu um pouco e o sol ia batendo nas margens, foi quando tive o primeiro ataque a amostra...ainda a vi fugir! Era uma boa truta...mas paciência! A foto ficava para a próxima!



Numa zona bastante próxima onde apanhei a minha primeira truta, num lançamento bem longo, como se costuma dizer a lamber todas as pedras, amostra atacada e desta vez truta cravada!

Finalmente apanhava uma truta na abertura...coisa que não acontecia à alguns anos! Que bom o cheiro a trutas nas mãos...
Acontecesse o que acontecesse...o dia estava ganho!!!


Depois de uma peça de fruta e uma sande...sentados numas pedras e a ouvir o rio... lá fomos andando, mais umas boas centenas de metros...sem mais nada!!!

Passadas 5 horas a caminhar pelas margens demos este troço como concluído, porque não conseguimos passar devido ao caudal, e não valia arriscar!

Estava assim feita a abertura!! Tradição cumprida!

Abraço



3 comentários:

  1. Piękna rzeka, no i udało się coś połowić ! :)

    ResponderEliminar
  2. Hello Tomek!

    I had stay at Poland for 4 weeks at Wroclaw area! Exist trouts in that region?

    ResponderEliminar
  3. Hey !

    In the same area of Wroclaw trout it is bad.
    The best fishing grounds are located about 100 kilometers from Wroclaw.
    The best trout rivers where there are:
    River Bóbr, Kwisa, Kaczawa. Please note that not all sections are of the same quality !!!
    As you have more specific questions are boldly ask! :)

    ResponderEliminar