Seguidores

domingo, 27 de abril de 2014

Caso para dizer...Aleluia! Santas Páscoas!

Boas!

Enfim nos dias de Páscoa, consegui uma boa pescaria!
O inicio de época, meses de Março e inicio de Abril, forma penosos em termos de trutas! Não sei o que se passou, mas o que é certo é que foram mais vezes aquelas que passeei junto ao rio, e diga-se belos passeios, do que aquelas que fotografei trutas! E não foi por falta de tentativa ou de empenhamento da minha parte...porque podem ter a certeza que fui diversas vezes ao rio, a vários locais, a várias horas do dia...



Sexta-feira Santa, fiz-me ao rio de manha cedo, eram 7 horas e já estava junto ao rio. Temperatura baixa, tempo enublado, com ares de chuva.
Fui ter com uns amigos, mas tinha de ir cedo para casa, pelo que fiz somente um troço de rio, e mostrar o trajecto. Ainda tive tempo de ver uma truta bastante boa atrás da amostra, mas sem grande apetite.



No Sábado, fui fazer um troço bastante grande, onde por hábito saem umas trutas e ainda não tinha pescado este ano. O plano era fazer uns 5 quilómetros de rio...e assim foi! Uma sandes, fruta e água no cesto e aí fui eu...esta " barrigada de rio" durou 6h30 a pescar, e desta vez com algumas trutas à mistura!
Como tem sido hábito, e ao contrário de sexta, cheguei ao rio pelas 10 da manha...



Comecei num açude, que fiquei admirado pela sua baixa profundidade...onde existiam pedras e alguns seixos, agora só areia devido ás cheias do rigoroso inverno que vivemos!

Na parte final do açude, com um lançamento bastante largo a fazer a amostra cair nas imediações de uma pequena ribeira, mal a amostra começou a trabalhar...truta cravada! Era um bom sinal...e já com um bom bom tamanho!



Nesta zona o rio é mais calma, com mais poços e golas de açudes bastante largas, e acima de tudo com sombras!
Fomos subindo o rio nas calmas, que isto da pesca é prazer e não correrias, e demorou mais de uma hora ter nas mãos mais uma truta!





Lá ia eu apreciando o belo passeio, nas minhas calmas, lançando "aqui e acolá", insistindo nas correntes mais profundas, ia tendo alguns toques, algumas cravadas que se iam à vidinha delas....mas sem stress! Por tudo o que tinha apanhado tinha sido em corrente....





A meio de caminho, uma pequena pausa para o repasto... sentadinho numa árvore, a ouvir o rio e os passarinhos!
Na 2ªa parte, o rio estreita mais um pouco, com mais correntes e açudes mais altos...e elas foram saindo aos poucos, mais pequenas, mas sempre se deram ao trabalho de nadar até ás minha mãos!



















E passadas as 6h 30 de caminhada...estava feito o dia!! Finalmente tinha tirado trutas, 7 no total, vi algumas trutas, uns quantos toques..2 ou 3 mais cravadas...estava exausto mas feliz!!

Abraço

4 comentários:

  1. grande Ninja.

    muito bom esses dias de Pascoa. paisagens lindas, passeio e algum peixe, que mais se pode pedir ;)

    apita numa próxima vez para te fazer companhia ;)

    1 abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé!!

      Vou lá todos os fins de semana....já sabes como é nesta época!! :)

      Abraço

      Eliminar