Seguidores

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Trutas do Côa!

Boas,

Este pescaria foi já realizada há algum tempo, mas a falta de vontade de escrever andou a pairar por estes lados, e só agora a vou relatar!

No dia 25 de Maio, foi dia de visitar o meu amigo Mota pelas terras da Beira Alta! Como sempre os meus parceiros de pesca seriam os suspeitos do costume, o meu sogro e o Jesus!

Saímos de casa pela fresca, para 1h30 de viagem, com o tema de conversa a ser obviamente a pesca! Todos nós já tínhamos ouvido as histórias das grandes trutas do Côa, e havia relatos que não nos saíam da cabeça!



Chegamos ao ponto de encontro marcado, no Sabugal e rapidamente nos fizemos a caminho para tirar as necessárias licenças para os locais onde íamos pescar!

Estava um dia solarengo, céu aberto...e o calor a fazer sentir-se! Com o Mota a cicerone, resolvemos dividir o grupo em dois! Os convidados ficaram num grupo, íamos pescar todos com amostras, e o Mota e o primo iam para outra zona para experimentar o gafanhoto!



Como sempre, fomos bem guiados e tivemos uma descrição do pesqueiro à altura de um verdadeiro guia de pesca!
O local era caracterizado por correntes fundas e lentas, com levadas muradas, bastante escuras e sombrias que num dia solarengo eram um ponto a nosso favor! A água como não poderia deixar de ser era de extrema limpidez, isto no seu curso normal!



Também tínhamos sido avisados da forte possibilidade de encontra-mos uma verdadeira armada espanhola no rio! Não encontramos uma verdadeira invasão, mas fomos "ultrapassados" por um pescador espanhol que denotava um bom conhecimento do rio, pela forma como galgou margens na busca das melhores correntes. Não nos importamos muito....queríamos era ir conhecendo e quando isto aconteceu já era hora de voltar para trás!



Começamos a pescaria, sem pressas, eu e o Jesus na margem esquerda, o meu sogro na direita! Muito bom de nadar com as margens bem calcadas, trilhos bem marcados, mas sem sinais de terem sido batidos recentemente. Lá fomos tentando lançamentos longos paralelos à margem, na tentativa de fazer mexer alguma truta que estivesse encostada e na sombra dos raízeiros. Colheres pequenas eram as mais usadas, com lançamentos discretos, mas não estavam fáceis!



Chegamos a tal dita levada que o nosso "guia" nos tinha dito... sempre com o máximo cuidado, subo para cima do muro, e ouço um ruído de algo a "cair" na água e vejo as marcas deixadas. Lanço para essa zona, e foi instantâneo o atacar da truta! Uma picada forte, que foi respondido com o levantar da cana....e ela levava linha! Tinha uma boa truta cravada! Chamo o Jesus que se encontrava uns metros a baixo, para o caso de ser preciso ajuda, cansei-a um pouco, e depois foi só meter-lhe a mão! Um belíssimo exemplar do Côa, doa dos seus 34 cm, prontamente devolvido!




Não era uma das grandes trutas do Côa, mas já não era má para as condições do dia!

Fomos batendo milimetricamente o resto da levada, que ainda era bastante comprida e com boas condições para ter trutas maiores, mas sem sucesso!
Estávamos a gostar do troço do rio, mas os comentários eram os mesmo...tínhamos escolhido mal o dia! A altura ideal teria sido um mês antes...para aqueles poços terem correntes mais fortes e as águas serem um pouco mais agitadas!

Chegamos a um local onde encontramos o tal espanhol sedento de correr rio, ainda fizemos uns lançamentos, mas não estávamos para entrar em correrias....porque pela certa íamos perder! Não tínhamos o conhecimento devido do rio e porque não encaramos a pesca como uma competição! O simples contacto com ar fresco e puro e uma boa almoçarada já nos enche o corpo de bem estar!

Depois de um belo almoço, e com ainda mais calor, a vontade de pescar era muito pouca!!!
O Mota levou-nos a uma zona ainda mais a montante, para uma hora de pesca rápida! E não chegou a ser essa dita horita....muito calor, rio com baixo caudal....estava na hora de arrumar as canas!



Estávamos perto de um viveiro de trutas, com um lago artificial onde se pode pescar, com uma bela esplanada relvada e nem pensamos 2 vezes! :)
Umas bebidas frescas e poder pescar trutas ao mesmo tempo...é um verdadeiro luxo!
Trouxe o jantar dessa noite, umas 12 trutas de viveiro, que as preparei no forno! Uma verdadeira delicia!

Estava na hora do regresso a casa, depois de um dia muito bem passado!

Abraço




Sem comentários:

Enviar um comentário