Seguidores

terça-feira, 17 de abril de 2012

Herdades do baixo Alfusqueiro!

Boas!

Durante a semana passada aceitei o convite do meu amigo Jesus, para visitar umas "herdades" !
No sábado passado fiz-me a estrada e aí fui eu!

Depois de uma sexta feira de chuva fraca, a  noite foi bastante mais produtiva com chuva forte e intensa, pelo que as expectativas eram altas! Já não me lembrava da ultima vez que tinha caído água dessa forma!
Saí de casa com muito frio, tempo instável e com ameaça de chuva constante, estavam reunidas, em teoria, as condições para um bom dia de pesca!
Só faltava saber se as águas do baixo Alfusqueiro tinham subido e se a tonalidade escurecido um pouco!




Chegados ao ponto de encontro,  cumprimentos da praxe, fomos para o rio, com o Jesus a explicar que seria uma descida longa para o rio, e depois um trajecto de dificuldade baixa no rio! E a primeira chuvada em cima do lombo já ninguém nos tirava!Por meio de silvas, tojos, cascalho lá chegamos ao rio!
Para espanto, ou não, a água não tinha enludrado mas o caudal tinha subido alguma coisa! As terras estão bastante secas, absorvendo todas as gotas de água que caem, e desta forma não há  água barrenta a cair para para o rio, não permitindo que escureça!

Com as explicações do troço, as primeiras horas de pesca seriam para jusante e depois uma incursão para montante!
Fomos lançando, em todas as correntes e passado um pouco o Jesus faz a estreia do dia!
Uma pequenina truta, bastante arisca que se rendeu a uma colher EDU nº 00.


Fomos batendo tudo o que havia, inclusive poços bastante profundos, debaixo de algumas chuvadas, mas as trutas não queriam aparecer! Estava frio quanto baste, sendo essa uma justificação para a baixa actividade, porque pelas teorias da pesca, água havia, e era a primeira vez que elas viam tanto caudal e tanta oxigenação na água.


No final deste açude profundo faço a minha primeira truta, bastante brava!Rendeu-se a uma EDU nº0 gentilmente cedida pelo Jesus, aliás foi a primeira vez que pesquei com estas colheres!Infelizmente não as encontro há venda em Portugal. Gostei muito!tem um trabalhar bastante rotativo comparado com a Mepps por exemplo!



Depois desta captura regressamos ao ponto de inicio para fazer o que nos restava.

Um moínho fora do normal com 6 mós
Mais umas chuvadas no lombo, e mais um bom troço de rio feito, apenas um toque de uma truta digna de registo na cana do Jesus!



Tinha chegado a hora de almoçar, e fizemos uma longa e dura subida até aos carros!Foram seguramente uns 20 minutos durante uma subida bastante íngrime, que enquanto me lembrar acho que não lá volto, mesmo que tenha gostado imenso daquela zona do rio! :)

Depois de uma "bucha" e de um folar de sobremesa, fomos até á segunda parte!

Desta vez um troço mais plano sem grandes sobes e desces,  com mais umas abertas de sol e com uma temperatura mais agradável, chegamos a um poço, que talvez seja o mais profundo que conheço no rio. Alimentado a montante por uma corrente, lanço a primeira vez e nada! Lanço a segunda, e com a amostras a uns 8 metros de mim,e vejo uma enorme boca a atirar-se a amostra...o coração disparou só com o susto, a truta toca na amostra, e vejo um lombo enorme a afundar outra vez para a escuridão do poço....era bicho para mais de kilo! O Jesus lança a seguir e tem outro toque do animal!
Refiz-me do susto, e lanço outra vez, deixando a amostra bater no fundo e depois recolher lento para varrer mais o fundo....e mais um toque!!! Ainda a tive uns segundos engatada, mas não era o dia de ela sair!


Fomos subindo o que restava para bater, e faço a segunda truta do dia! Mais uma bela truta do Alfusqueiro, que ainda deu uns saltos contra a corrente do rio, para se salvar, mas lá a consegui fotografar!



Ainda fizemos mais um açude sem resultados práticos!



Estava feito o dia! Foi muita pesca, foram quase 11 horas no rio, com emoções, capturas, contacto com paisagens deslumbrantes, locais inóspitos e acima de tudo em boa companhia! Melhor que isto??? Duvido...

Abraço

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Boas João!

      Inveja? Nada disso....so não vens porque não queres! :)

      Abraço

      Eliminar
  2. Bem o passamos Miguel!. Quanto rio batemos!. À noite tinha as pernas muito cansadas. Temos de lá voltar noutro dia, mas com mais calma.
    Abraço.
    Pingodoce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Pingodoce!

      Muito bem passado mesmo!!!Também eu tinha...e as costas tambem se estavam a queixar! Ainda tive a ideia de ir um bocadinho no domingo de manha, mas nao houve coragem para sair da cama!

      Abraço

      Eliminar