Seguidores

quarta-feira, 25 de abril de 2012

1...2...3...27!!!

Boas!

No passado fim de semana, regressei aos meus quintais! Depois de alguma chuva, não em grandes chuvadas mas que caiu de forma bastante certa por diversos dias, a expectativa era alguma para verificar caudais!
E que grande surpresa que tive!
O rio apresentava caudal típico de inicio de temporada, com água bastante ludra! O entusiasmo cresceu... ainda por cima com tempo escuro,chuva e não demasiado frio! Melhor cenário era impossível!

Como podem ver na foto , reparem no caudal! Este é o açude que mais vezes tirei fotos! Maravilhoso!


E a cor da água?


Ludra como nunca tinha visto... este foi o mote para uma grande jornada de pesca!

Comecei com uma colher Mepps Comet nº1 com pintas azuis no local da segunda foto, mas com esta amostra não consegui ter nenhum toque! 
Fiz mais uns lançamentos na gola do pequeno açude que alimenta este pequeno poço, com a mesma colher,  e nao tive qualquer ataque!

Entretanto troquei para Tw de fundo prateado e fui batendo devagarinho todos os recantos do rio! Havia que aproveitar e explorar todas as condições de rio o mais possível! Não é todos os dias que tenho o prazer de pescar assim...

Insisto mais num poço e ai estava a primeira do dia!


Mas com as excelentes condições, achei muito pouco produtivo o que já tinha feito de rio! Com a água tão ludra tinha que haver mais toques...já nem falava de capturas!
Olhei para a caixa das amostras, e vejo uma colher que acho que nunca tinha ido a banhos! O pensamento foi...és mesmo da cor da água! E aí vai disto...fiz o nó e a Mepps Cobre ia ser estreada! E em boa altura fiz esta troca!

Fui subindo o rio, sempre com a chuva a acompanhar, e primeiro lançamento, primeiro ataque! Truta mal cravada.... era de bom tamanho!
Com este bom prenuncio, só faltava saber se era coincidência ou se realmente tinha descoberta a pólvora! :)

E não é que tinha mesmo descoberto?
Passado muito pouco tempo a segunda truta já estava a ser fotografada...


Depois disto foi uma sucessão de capturas, como nunca tinha feito! Uma coisa inacreditável, que nunca pensei ser capaz de realizar!
Não vos vou maçar com tanta descrição de todas elas, porque sim, lembro-me onde e de como as fiz, apenas vos vou deixar algumas fotos! Há imagens que valem por mil palavras...




E estas são as fotos mais bonitas da jornada de fim de semana...é por estas cores, por esta beleza que uma pessoa fica completamente viciada na pesca ás trutas! Uma beleza sem igual...




Este pormenor da pinta laranja na barbatana é fenomenal! Cada vez mais a adoração por esta espécie cresce e cresce...



Na parte da manhã de sábado, e depois de 4 horas de pesca, tinha tirado a barriga de misérias! Fiz 20 capturas...nunca, mas nunca na vida tinha pensado ser possível tal coisa! Tive a nítida sensação que poderia ter feito muitas mais, mas não valia a pena insistir! Algumas de bom porte...a maior entendeu que não queria ser fotografada e quando a pousei, com 2 saltos ai foi ela à vida dela...algumas boas cravadas! Fui para casa almoçar, mas sem apetite nenhum! Porque seria?

Mas como há um bom chamariz para ir um pouco até casa,  fui de bom grado! E alem disso tinha de trocar de roupa, porque estava todo encharcado!

De barriga cheia, voltei ao rio para finalizar o troço do rio! E mais uma vez fui surpreendido pelo elevado caudal!


E nos 15 minutos que realizei neste local, porque não arrisquei subir mais, tive 2 toques e mais uma captura! Uma das trutas que me atacou a amostra, era bastante jeitosa...



Com as condições a não serem as melhores, em termos de segurança ainda foi até outro ponto do rio e fiz mais uma captura que não se deixou fotografar!


O dia estava passado! E muito bem passado!

No domingo acordei cheio de vontade de regressar ao rio! Tal era o vicio...mas por artes mágicas o caudal tinha baixado um pouco e água tinha ficado muito mais clara! Deparei-me com três pescadores que já tinham feito o troço que eu queria, mas como eram minhoqueiros e já tinha capturado a minha parte no dia anterior não me importei muito e deixei-me ficar!

Com a amostra cobre como não poderia deixar de ser, fiz mais 5 capturas, uma delas que desferrou quando lhe pus a mão para desferrar, era bicho para mais de 35 cm!



E estava terminada a pesca! E que pesca....entre sábado e domingo de manhã foram 27 trutas na mão!
Foi muito bom ver que os caudais foram repostos, que existem trutas, e acima de tudo acabar a jornada com a sensação de dever cumprido! 
Para mais tarde recordar este dia....com o número mágico em mente!

Abraço


8 comentários:

  1. grande Ninja...
    li e reli o teu texto e apesar de não conseguir encontrar nenhum erro, fiquei com a sensação de que um dia me vais ter como parceiro de pesca.
    os pesqueiros são lindos e a calma que transmite...
    tenho que te dar os meus parabéns porque passar pela mão de um pescador 27 exemplares em 2 dias é sem dúvida um dia memorável em qualquer modalidade de pesca.

    os meus parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas camarada de luta!

      Isso é só ameaças, este é o segundo ano que te ouço dizer isso e nunca mais apareçes!

      Um dia de pesca, com ou sem pesca, é sempre memorável! :)

      Abraço

      Eliminar
  2. ÓOOOOOOOOOO NInja, o teu quintal anda muito produtivo. Isso é que é fartura... parabéns.
    O que mais me agradou no teu relato foi sentir a paixão que tens a essa pesca. Continua, assim deixas os robalos em paz. ehehehehehe
    Tal como o Zé, qqr dia tenho que ir aí com vocês a uma pescaria. Mas, na verdade, a minha ideia está mais fixada na jantarada que temos que fazer despois. eheheheeh
    Abç.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OOOOO Xtor....

      Andei a tratar bem dele! Um dia teria que colher tudo o que "plantei"!
      A minha paixão é pela pesca...seja ela qual for!

      Mas vocês estão a espera de que para marcar isso?

      Abraço

      Eliminar
  3. de facto ninja , parabéns pelas capturas e com as condições que o rio apresentava muitas mais teria para dar , digo eu , não sendo conhecedor do mesmo , na parte que me toca de numero de capturas e que sabemos não é isso que nos move mas que nos da alegrias , fico me pelas 16 em 26 possíveis , e já lá vão 5 anos em pleno lote 4-5 do rio Vez...tendo devolvido uma de bom porte ....
    comprimentos e mais uma vez parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Carlos!

      Poderia ter apanhado muitas mais sim...mas não vale a pena insistir! Já tinha feito quanto baste!

      Abraço

      Eliminar
  4. oO Isso é que foi... que fartura, só prova que elas andavam lá mas não tinhas as condições ideais.

    Boas pescas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola João!

      Sim! Eu sabia que elas andavam lá...mas para saírem é preciso esperar!

      Quem espera sempre alcança...

      Abraço

      Eliminar