Seguidores

domingo, 10 de julho de 2011

Um dia de companheirismo

Boas!

Realizou-se ontem na praia do Cortez,  no rio Alfusqueiro,  o encontro de pescadores de trutas, com organização do site trutas.pt, blog trutaseserras.blogspot.com e do ninjamatrix!

O objectivo de convívio foi amplamente conseguido!

O dia de pesca começou cedo, com a logística a ser tratada pelo meu sogro ( António Ferreira), com grupos de pesca a ser divididos por vários locais da região.

Eu fui com o Dr. Manuel Pintalhão e o Dr. Sousa Rodrigues até ao meu quintal, local que não visitava há já bastante tempo. O tempo era limitado, pelo que apenas fizemos uma hora de pesca sem enganar nenhuma truta. O rio neste local ainda levava algum caudal, e as condições meteorológicas até estavam boas para a pesca. Tempo encoberto, e com uma chuva miudinha lá fomos até ao rio, e só no final é que uma amiga truta resolveu correr atrás da amostra do Dr. Sousa Rodrigues.

Seguimos até ao Cortez onde nos esperava já uma merenda bem reconfortante de carne grelhada e broa e a visita do Dr. Arlindo Cunha.

Depois da merenda, foi tempo de fazer mais uns lançamentos, com vários grupos a subir o rio com algum espaço para tentar aumentar a probabilidade de alguém realizar alguma captura.
O amigo Jesus já se tinha estreado logo de manha, com uma bela truta!
Foi usado de tudo mas só o Arlindo é que fez 3 capturas, com tanta gente a pescar é obra! Eu fui usando colheres, o Mário foi trabalhando uns vinis e rapalas na albufeira da mini-hidrica, o João com as suas moscas, o Jesus com as colheres Edu.

Destaque tem de ser dado a 2 jovens, peço perdão mas não me recordo do nome, que enfrentaram silvas e tojos e pescaram de chinelos e calções! Era a primeira vez que eles pescavam á truta, e mesmo assim foram os mais destemidos e corajosos! Quem o fez desta forma, e sem apanhar nenhuma truta, só pode ser encorajado e ajudado nesta pesca que tem tanto de apaixonante e viciante como de difícil!

No almoço, tivemos um belo repasto! O João brindou-nos com um belo e delicioso leitão do seu Restaurante Ponte do Neiva! Aconselho em quem andar pelos lados de Viana se desloque lá para experimentar, porque vale a pena! Por sua vez o Mário com umas belas postas barrosas que não ficaram a dever em nada á fama que possuem!E ainda tivemos direito a uma sidra, que o nosso amigo Jesus fez questão de levar!Ainda tivemos direito a uma sobremesa de Pasteis de Vouzela, que entretanto o Eng. Rui Ladeira tinha trazido!

Depois já se sabe, amena cavaqueira, onde não podia faltar a pesca e a politica… vai-se lá saber porque! : )
A discussão acabou por se centrar na sua parte final na discussão sobre pesca, ordenamento do território e concessões de pesca, já que tínhamos a presença de um vereador da CM Vouzela, que tem sobre a alçada algumas concessões.

Na tarde ainda houve uma visita fugaz ao quintal do Jesus, mas também sem efeitos práticos!

Foi um dia bastante interessante, em muito boa companhia, com uns petiscos espectaculares!

Um muito obrigado a todos aqueles que fizeram este momento acontecer e por aqueles que participaram!

Para o ano há mais!

Abraço!

6 comentários:

  1. Obrigado Miguel pelo ressumo do acontecido no convivio. Temos que estar todos de parabens por como correu. Destacar a vontade dos dois jovens de Guimaraes,BaNnEd e irmao, que enfrentaram o seu primeiro dia de pesca a truta mostrando a verdadeira raça dos pescadores, sempre infadigaveis, ultrapassando todos os obstaculos ainda sem ter um equipamento apropriado, sem perder a calma, mantendo um bom desempenho ate o fim do dia.

    ResponderEliminar
  2. Ola Pingodoce!

    Não me queria acreditar quando me disseram que tinham entrado no rio de chinelos e calções...so quando vi é que acreditei! E estava frio! É preciso coragem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ó Ninja, parece que esse encontro deve ter sido de categoria. Boa companhia, leitão, postas, pasteis de vouzela e a seguir uma boa sesta...ui ui. Tenho que começar a fingir que também sou pescador truteiro. eheheheh
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. O meu carissimo Xtor!

    Os meus amigos são sempre bem vindos!! Podias ter só aparecido para o almoço!! A carne e o leitão estavam que era uma especialidade!!

    Olha...outro dia fui a uma loja de pesca aqui em Aveiro e até me assustei!!eheheh Nunca ti tanto "cromo" no mesmo local!!! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas Miguel :D

    Foi um convivio fantastico sem sombra de duvida . . .

    Aprendi bastante com os experts da pesca a truta que fizeram parte do convivio, especialmente o Sr.Pingodoce pois foi ele que teve que lavar comigo o dia todo sempre a fazer perguntas hehehhe

    Aprendi muito sobre lançamentos, amostras a usar nuns sitios e outras para outros entre muitas outras coisas . . .

    Quanto ao equipamento bastante artilhado de calçoes e chinelos ehhehehe, estamos a tratar disso e para a proxima epoca já nao pode faltar umas botas, mas já dizem os antigos que quando nao há pao ate migalhas vao, e a vontade de pescar era tanta que nem dava para pensar no frio :P

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Ola Rui!

    O que me impressionou, foi a vossa coragem e determinação! É assim mesmo! Desistir é para os fracos!

    Mas umas botas fazem falta para andar por cima das silvas... arranha menos os pés!:)

    O objectivo era dar-vos atenção...tiveste lições particulares de um bom professor! O Pingodoce e um grande pescador!

    Abraço

    ResponderEliminar