Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Balanço final de época 2011

Boas!

E a época de pesca truteira está no seu final...com data marcada como sempre no dia 31 de Agosto, pelo menos para o Alfusqueiro!

E já não vale muito a pena insistir...agora há que cheirar o salitre e a maresia da ria de Aveiro e do Atlântico! :)

Classifico esta época como muito boa, e não só na pesca propriamente dita.

São diversas razões para eu puder dar esta classificação!

Este ano foi dada a "internacionalização" com acções de pesca em rios fora da minha zona de conforto, como o Cris, o Varoso, o Teixeira, o Tamente, o Cávado, o Neiva, o Homem...sempre em boa companhia!
Foi ano de pescar novamente com o João ( trutaseserras.blogspot.com) e de conhecer o Mário ( trutas.com.pt) e o Jesus! A todos um bem haja pelos bons momentos passados e pelos ensinamentos...afinal de contas ainda sou um pequenino pescador de trutas! Esta foi só a terceira época de trutas e considero um privilégio poder pescar ao lado de pessoas como estas, em que não tem problema algum em ensinar e partilhar conhecimento!Muito obrigado!

O Jesus na sua herdade

Eu e o João

O Mário no meu quintal

Eu e o meu parceiro de sempre

Mas começando pela preparação da época...tomei a iniciativa de elaborar um panfleto e cartazes, para tentar sensibilizar os pescadores que visitavam o Alfusqueiro! Foi um projecto simples mas com grande significado para todos!

Teve impacto pela positiva...e isto foi um dos momentos mais gratificantes! Saber que pessoas que não libertavam trutas, o fizeram por variadas vezes é uma alegria e satisfação! Saber que se conseguiu alterar o pensamento e modo de agir de pescadores com vícios muito enraizados é gratificante! Todos nós que adoramos e vivemos como ninguém esta espécie tão única, temos que despertar comportamentos para  que no futuro ainda ser possível ter uma verdadeira e autóctone fario nas mãos...
Este ponto para mim foi a principal VITÓRIA!

Depois as capturas....posso dizer que foram muito as poucas vezes aquelas que não apanhei nenhuma truta! Também posso dizer que mais de 80% daquilo que capturei foi devolvido á mãe natureza!


Neste ponto também cresci como pescador...e o lema do meu amigo João, de que uma truta é bonita demais para apenas ser pescada uma vez, tem cada vez mais sentido!
Não vou entrar em discussões, que as classifico como inúteis , sobre o pescar com ou sem morte! Extremismos e fanatismos não são para mim....considero-me um pescador conscencioso, por isso estou bastante tranquilo com a minha consciência e ideologias!
Fiquei muito contente ao ver bastantes trutas no rio, só espero que este verão não haja ataques selvagens com venenos e outros artefactos, como bombas e redes , para saquear um património que já é escasso e frágil e depois há que esperar um final de Outono/ inicio de Inverno chuvoso, para que a desova seja feita com condições excepcionais e que haja muita criação! Os nossos rios bem que precisam!




A pesca a pluma foi mais uma descoberta desta época....quem me conhece sabe que era um sonho antigo saber utilizar esta arte! E ainda por cima consegui uma captura...momento único e inesquecivel, aliás esse dia de pesca foi maravilhoso!
Esta minha nova paixão vai ser mais explorada na próxima época...é preciso muito treino, paciência e insistência, mas os resultados vão aparecer!

Depois como não poderia deixar de ser....apanhei o troféu da minha vida de pescador truteiro...um momento único que passado este tempo todo, ainda o relembro frequentemente! Só mesmo quem já capturou um bicho destes sabe da adrenalina do momento...e infelizmente com o estado dos rios já poucos troféus destes existem! O record está fixado nos 44 cm e no kilo de peso....como eu gostava de bater na próxima época! A ver vamos...



E como recompensa de uma pesca tão exigente como esta temos sempre a recompensa de belas paisagens....do ar livre...da paz do rio...o ruído da água a cair num açude...




A época só poderia terminar em grande e foi o que aconteceu com a realização do encontro Trutas.com.pt/ Trutaseserras.blogspot.com/ Ninjamatrix.blogspot.com, que foi um dia excelente, com lugar para todos e de diferentes ideologias de pesca!

Foram meses de grande dedicação a causa truteira, onde praticamente pesquei todos os fins de semana, com total satisfação e sensação de dever cumprido!

Para o ano há mais!

Abraço

8 comentários:

  1. Era a notícia que eu temia. O homem vai deixar as trutas em paz e atacar os robalos. Acabou o sossego para os labrax.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Xtor!

    Achas mesmo? Sou uma mosquinha inofensiva para os labrax e qualquer outra especie!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu querido amigo Miguel,
    Nunca te esqueças da velha máxima,"QUEM AMA PROTEGE"...segues no bom caminho...serás um grande pescador pelos princípios que defendes...continua assim e verás que em pouco tempo terás grandes alegrias!
    Grande abraço,
    João Dias

    ResponderEliminar
  4. Ola Joao!

    Isso de ser um grande pescador duvido...mas olha, vou tentando divertir-me e re-encontrar amigos e de vez em quando fazer umas comezainas!! ehehhe

    Para o ano tens de me levar ao Mouro!!! :)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Olha que não me vou esqueçer de cobrar! :)

    ResponderEliminar
  6. grande ninja...então já estar on para o saltwater???

    no proximo fim de semana vamos ter um tempinho de sonho...claro se não mudar até lá.

    ResponderEliminar
  7. Grande ZE!

    Esse avatar esta desactualizado...ehhehe

    Agua salgada venha ela....mas assim que esta nortada baixe! Ja mete nojo aos cães...

    Abraço

    ResponderEliminar