Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Sabádo a tarde...

Boas,

Depois de uma manha bem passada em boa companhia e num local bastante agradável, havia uns compromissos que não podia faltar nem mesmo adiar!

O tempo estava chuvoso....só imaginava a água do rio turva...escura....cheia de nutrientes a solta e trutas aos saltos!! Que visão que eu estava a ter.....até que tinha o meu dever cumprido...e digo...eu venho já!!

Tinha o material no carro....chovia muito! Mas a molha seria por uma causa!! E ai vou eu cheio de esperança!

Cheguei ao rio eram umas 16 horas...equipei-me para a molha e lá fui eu! A primeira visão do rio que tive foi magnífica..água com tons bastante escuros!! :) Mas que condições espectaculares....

O intuito era fazer apenas as zonas do rio onde houvesse mais correntes e águas mais oxigenadas, e deixar poços e águas mais paradas para outro dia....erro de estratégia? ão sei...infelizmente o tempo era curto!

Comecei num açude...Mepps prateada pintas pretas...e porque? Veio-me á memória um dia de pesca no ano passado com esta colher e em condições semelhantes que fiz uma boa pescaria...

Passados uns metros a primeira atrás da amostra...mas fez-se de esquisita....entretanto para de chover e o sol deu um ar de sua graça...continuei por ai acima....

Mais uns metros e cravei a primeira...tão pequenina e tão arisca e bruta!! Tinha uns 10 cm...tinha umas cores espectaculares!

Como já estava uns raios de sol...comecei a pensar em trocar para a amostra matadora 2011 dourada com pintas vermelhas...mas dei mais umas hipóteses a matadora 2010.

Chegado á minha pedra....primeiro toque a sério! Como sempre colher a escorregar pela pedra até água...deixo afundar um pouco...2 maniveladas no carreto e que grande pancada!! Mas não ficou...que raio!!

E ai vou eu....chego a uma ponte....e ai troquei a amostra para a matadora 2011....lanço encostado á parede da margem oposta...e pimba novo toque!!! Mas não a consegui cravar bem....que raio...seria enguiço??
Uns 10 metros á frente....que brutidão....novo toque....ainda a vejo a vir á tona de água...e não ficou!! Ora porra dizia eu....mas já as tinha visto e já as tinha sentido na cana, pelo que já não era mau!

Mais 20 metros...colher numa enseada....e zzzzzzzzzz carreto a cantar!!! Era desta!!! Trabalhei-a com a ajuda da corrente....e que bela truta!!



A molha já estava compensada...pensava eu!!! Um belo exemplar.....

Para cumprir o plano traçado estava na hora de me por a andar porque ainda tinha muito que andar!!

Passado uns 30 minutos chego ao local pretendido....e para meu agrado a água ainda estava mais turva!!! Tipicamente o rio e de uma limpidez impressionaste...e para terem uma ideia não se consegui ver a amostra na água!!

Em estilo reportér da BBC Vida Selvagem...bem escondido atrás dumas ervas...colher a cair em paralelo de uma corrente espectacular...tinha de la estar uma a comer!! 3 mineveladas de carreto e o meu coração aos pulos!!! Que força....cana vergada e carreto a cantar....que doideira!!! Depois do entusiasmo de a ter cravado era preciso muita calma para a tirar daquele local, porque a corrente era bastante forte....cuidadosamente fui encostando o bicho á margem....e ai estava ela!!!




Mas que animal.....agora sim a chuvada nos ossos estava devidamente recompensada pelas nossas amigas trutas!!!

E bem...todo entusiasmado ainda percorri o que estava definido mas já a correr porque estava a ficar bastante nublado o tempo e o por do sol estava perto ( limite legal para se pescar)! E nestas bonitos locais onde o isolamento é quase total também temos de pensar na nossa segurança e estava sozinho!

Mas ainda deu para tirar mais uma truta mais pequena...numa outra enseada!

E estava feito mais umas horinhas de pesca...num local que tanto gosto! E com belas surpresas...

Abraço

2 comentários:

  1. Embora teimes em dizer que não, acho que és um mestre truteiro. Se ainda não o és, para lá caminhas. Ao que parece, pelo que li no post anterior, tens aí um bom professor.
    Continuação de boas pescarias.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. E o meu amigo Xtor insiste...tenho tido boas companhias de pesca é verdade!!!Olha faz-se pela vida por estes lados....
    Grande abraço....em breve nos veremos!!Ja tenho saudades de varas de 3 metros e de amostras de 17cm......

    ResponderEliminar