Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2011

Mais um dia de pesca

Boas,
E bem, depois de um fim-de-semana de inactividade por motivos pessoais, no domingo foi dia de voltar ao rio para tentar enganar mais algumas trutitas! E que bem que sabe voltar a pescar...e desta vez com companhia de um pescador de letra grande! Cumpriu-se a promessa do Mário do www.trutas.com.pt de uma pescaria em Campia que se mantinha desde a época passada!
 
Aqui estão os companheiros da pescaria:
 

Chegamos ao rio, por volta das 09:00, dia de muito calor e muita claridade, condições para a pesca não muito aconselháveis para as manhosas trutas, mas o objectivo era o convívio, e que mais não fosse um passeio pelo rio!
Lá começamos a bater rio, contra a corrente como manda a lei, mas como já tinha dito as condições não eram as melhores, e com a limpidez da água a juntar-se á mistura, seria quase impossível sacar uma truta...mas a esperança é a ultima coisa a morrer!!

Colheres para a água...mas naquele bocadinho de rio que tanto gosto, nada se mexeu! O calor não e mau para as trutas, porque faz com os mosquitos procurem o fresco das águas bravas, mas ainda não é o suficiente para trazer os insectos para o rio.
 
Chegamos a uma açude espectacular, aqui fica a foto,


O Mário mete a colher la no meio da corrente, e pimba!! A primeira do dia!! Fiquei muito feliz porque afinal ele era o nosso convidado e parecia mal não apanhar nenhuma!!
 
Sempre andando rio acima, palmilhando rio a pente fino, como se pode ver pela foto e nada mais...
 

E eu nada....nem o meu sogro!! Mas como o que mais prezo na pesca é o nosso momento de solidão no meio da natureza, já estava satisfeito e ainda para mais o nosso amigo estava a capturar alguns exemplares! Quem anda nestas andanças sabe que muitas vezes somos só nós e o rio....onde o ruído que se ouve é a água, as aves e o vento nas copas das árvores...existe melhor coisa depois de uma semana de trabalho?? Acho que não...



E lá fui eu todo contente galgando rio acima, sempre na busca daquilo que parecia impossível....mais umas correntes cheias de águas oxigenadas e nada....troco de cor e nada, meto a colher "matadora" e nada...que mais haveria para fazer? Nada...só tentar!!
Passando por uma zona de poços.....era vê-las no fundo, como que a dizer que hoje não era dia....nuns 500 metros vi cerca de 10 trutas...quietas sem se mexer...só o ruído da colher a cair na água é que as fez e mexer e no sentido errado...
Estava visto que nada havia a fazer...pelo menos da minha parte! Há dias assim....

Mas como ainda tínhamos tempo antes do almoço, fomos a umas correntes para ver se salvava o dia! Mesmo sendo um excelente dia de pesca e em boa companhia é sempre bom capturar alguma coisinha...

Bastante concentrado, cheguei ao inicio das ditas correntes....e cheio de fé....colher a bater na pedras na outra margem....meia manivelada no carreto, colher cai na água com um ruído mínimo....3 maniveladas e carreto a cantar!!!Vinda do fundo do poço ferro uma, que com tamanha força dá duas reviravoltas e lá se foi....o dia não estava a ser mesmo fácil! Entusiasmado mais uns metros á frente subo para cima de uma pedra e a mesma técnica....colher em cima da pedra fazendo escorregar devagarinho para a corrente... 1ª tentativa nada...2ª nada...3ª...ai está !! Cana vergada, carreto a cantar...desta vez estava bem ferrada e ai está....uma beleza da natureza nas minha mãos!!
Imagem

E foi com esta bela autóctone que salvei a honra do convento!!
 
Ainda fomos a um açude enorme onde ferrei mais uma que desferrou a ultima hora, o Mário também ferrou uma outra!

Depois desta acção toda pescamos uns belos nacos de vitela no Sacristão, em Campia! Tinha que ser!! A fome já apertava e de que maneira!
 
Para além das capturas que foram realizadas, 6 no total, o que ficou deste dia, foi o convívio e amizade de um excelente dia de pesca em boa companhia!
 
Dias assim que venham muitos!!
 
Abraço

6 comentários:

  1. o meu grande ninja matrix...
    que relato espectacular, parece mesmo que estava a ver a cena toda..

    muito fixe. fiquei mesmo com vontade de ir contigo na proxima ida as trutas...para te tirar umas fotos com esses lindos peixes..

    1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel,
    Excelente post,só vem provar que continuas a ver a pesca das trutas de maneira diferente de muita gente,continua assim!
    Estou à espera de vocês cá no Minho em breve!
    Abraço,
    João Dias

    ResponderEliminar
  3. Ola Ze!

    Acredita que é com todo o gosto que vamos organizar ai uma pescaria ás trutas com direito a piquenique a seguir!!!

    Eu vou ter direito a sessão fotográfica e tudo?? ehehe:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ola Joao!

    E os rios do Minho esperam por nós!! Temos que acertar o dia para a nossa visita aí aos grandiosos rios do Minho!!

    Obrigado pelas tuas palavras...vindas de um pescador como tu sabe sempre bem ouvir!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Contiunuo a insistir no que já disse, és um mestre truteiro.
    A pesca em si, que fiz muitas vezes aqui na zona de Viseu e na Serra da Estrela, não me convenceu. Gostava dos passeios rio abaixo rio acima,ouvir a água e os pássaros. O teu relato fez-me recordar os bons momentos que apesar de tudo passei junto ao rio. Se algum dia combinarmos, sou menino para voltar, mesmo sem cana, mesmo sem pesca. Só disfrutar da natureza.
    Fica bem. Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Xtor!!

    Claro que vamos combinar ai uma saida de convivio serrano....nem que seja so pelo comer e beber e pelo que dizes....andar rio acima rio abaixo a ouvir o rio e os passarinhos!!

    Para mestre truteiro falta-me e muito...acredita!

    Abraço e fica bem!

    ResponderEliminar