Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Balanço final de época 2011

Boas!

E a época de pesca truteira está no seu final...com data marcada como sempre no dia 31 de Agosto, pelo menos para o Alfusqueiro!

E já não vale muito a pena insistir...agora há que cheirar o salitre e a maresia da ria de Aveiro e do Atlântico! :)

Classifico esta época como muito boa, e não só na pesca propriamente dita.

São diversas razões para eu puder dar esta classificação!

Este ano foi dada a "internacionalização" com acções de pesca em rios fora da minha zona de conforto, como o Cris, o Varoso, o Teixeira, o Tamente, o Cávado, o Neiva, o Homem...sempre em boa companhia!
Foi ano de pescar novamente com o João ( trutaseserras.blogspot.com) e de conhecer o Mário ( trutas.com.pt) e o Jesus! A todos um bem haja pelos bons momentos passados e pelos ensinamentos...afinal de contas ainda sou um pequenino pescador de trutas! Esta foi só a terceira época de trutas e considero um privilégio poder pescar ao lado de pessoas como estas, em que não tem problema algum em ensinar e partilhar conhecimento!Muito obrigado!

O Jesus na sua herdade

Eu e o João

O Mário no meu quintal

Eu e o meu parceiro de sempre

Mas começando pela preparação da época...tomei a iniciativa de elaborar um panfleto e cartazes, para tentar sensibilizar os pescadores que visitavam o Alfusqueiro! Foi um projecto simples mas com grande significado para todos!

Teve impacto pela positiva...e isto foi um dos momentos mais gratificantes! Saber que pessoas que não libertavam trutas, o fizeram por variadas vezes é uma alegria e satisfação! Saber que se conseguiu alterar o pensamento e modo de agir de pescadores com vícios muito enraizados é gratificante! Todos nós que adoramos e vivemos como ninguém esta espécie tão única, temos que despertar comportamentos para  que no futuro ainda ser possível ter uma verdadeira e autóctone fario nas mãos...
Este ponto para mim foi a principal VITÓRIA!

Depois as capturas....posso dizer que foram muito as poucas vezes aquelas que não apanhei nenhuma truta! Também posso dizer que mais de 80% daquilo que capturei foi devolvido á mãe natureza!


Neste ponto também cresci como pescador...e o lema do meu amigo João, de que uma truta é bonita demais para apenas ser pescada uma vez, tem cada vez mais sentido!
Não vou entrar em discussões, que as classifico como inúteis , sobre o pescar com ou sem morte! Extremismos e fanatismos não são para mim....considero-me um pescador conscencioso, por isso estou bastante tranquilo com a minha consciência e ideologias!
Fiquei muito contente ao ver bastantes trutas no rio, só espero que este verão não haja ataques selvagens com venenos e outros artefactos, como bombas e redes , para saquear um património que já é escasso e frágil e depois há que esperar um final de Outono/ inicio de Inverno chuvoso, para que a desova seja feita com condições excepcionais e que haja muita criação! Os nossos rios bem que precisam!




A pesca a pluma foi mais uma descoberta desta época....quem me conhece sabe que era um sonho antigo saber utilizar esta arte! E ainda por cima consegui uma captura...momento único e inesquecivel, aliás esse dia de pesca foi maravilhoso!
Esta minha nova paixão vai ser mais explorada na próxima época...é preciso muito treino, paciência e insistência, mas os resultados vão aparecer!

Depois como não poderia deixar de ser....apanhei o troféu da minha vida de pescador truteiro...um momento único que passado este tempo todo, ainda o relembro frequentemente! Só mesmo quem já capturou um bicho destes sabe da adrenalina do momento...e infelizmente com o estado dos rios já poucos troféus destes existem! O record está fixado nos 44 cm e no kilo de peso....como eu gostava de bater na próxima época! A ver vamos...



E como recompensa de uma pesca tão exigente como esta temos sempre a recompensa de belas paisagens....do ar livre...da paz do rio...o ruído da água a cair num açude...




A época só poderia terminar em grande e foi o que aconteceu com a realização do encontro Trutas.com.pt/ Trutaseserras.blogspot.com/ Ninjamatrix.blogspot.com, que foi um dia excelente, com lugar para todos e de diferentes ideologias de pesca!

Foram meses de grande dedicação a causa truteira, onde praticamente pesquei todos os fins de semana, com total satisfação e sensação de dever cumprido!

Para o ano há mais!

Abraço

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Regresso ao mar!

Boas!
No passado domingo regressei ao mar....desde o dia 1 de Março que não cheirava a água salgada!:)

Encontrei 2 criancinhas perdidas...ainda lhes perguntei quem era o pai e por onde andava...ao que me responderam eu sei lá...sei lá!

Prometi-lhes que ia procurar pelo pai...numa busca sem fim e que lhes daria noticias! Seria um prazer encontrar-lhes o pai!

Não sei mas gostava de ter uma encontro imediato com essa personagem!

Fica para a próxima!

Abraço

domingo, 10 de julho de 2011

Um dia de companheirismo

Boas!

Realizou-se ontem na praia do Cortez,  no rio Alfusqueiro,  o encontro de pescadores de trutas, com organização do site trutas.pt, blog trutaseserras.blogspot.com e do ninjamatrix!

O objectivo de convívio foi amplamente conseguido!

O dia de pesca começou cedo, com a logística a ser tratada pelo meu sogro ( António Ferreira), com grupos de pesca a ser divididos por vários locais da região.

Eu fui com o Dr. Manuel Pintalhão e o Dr. Sousa Rodrigues até ao meu quintal, local que não visitava há já bastante tempo. O tempo era limitado, pelo que apenas fizemos uma hora de pesca sem enganar nenhuma truta. O rio neste local ainda levava algum caudal, e as condições meteorológicas até estavam boas para a pesca. Tempo encoberto, e com uma chuva miudinha lá fomos até ao rio, e só no final é que uma amiga truta resolveu correr atrás da amostra do Dr. Sousa Rodrigues.

Seguimos até ao Cortez onde nos esperava já uma merenda bem reconfortante de carne grelhada e broa e a visita do Dr. Arlindo Cunha.

Depois da merenda, foi tempo de fazer mais uns lançamentos, com vários grupos a subir o rio com algum espaço para tentar aumentar a probabilidade de alguém realizar alguma captura.
O amigo Jesus já se tinha estreado logo de manha, com uma bela truta!
Foi usado de tudo mas só o Arlindo é que fez 3 capturas, com tanta gente a pescar é obra! Eu fui usando colheres, o Mário foi trabalhando uns vinis e rapalas na albufeira da mini-hidrica, o João com as suas moscas, o Jesus com as colheres Edu.

Destaque tem de ser dado a 2 jovens, peço perdão mas não me recordo do nome, que enfrentaram silvas e tojos e pescaram de chinelos e calções! Era a primeira vez que eles pescavam á truta, e mesmo assim foram os mais destemidos e corajosos! Quem o fez desta forma, e sem apanhar nenhuma truta, só pode ser encorajado e ajudado nesta pesca que tem tanto de apaixonante e viciante como de difícil!

No almoço, tivemos um belo repasto! O João brindou-nos com um belo e delicioso leitão do seu Restaurante Ponte do Neiva! Aconselho em quem andar pelos lados de Viana se desloque lá para experimentar, porque vale a pena! Por sua vez o Mário com umas belas postas barrosas que não ficaram a dever em nada á fama que possuem!E ainda tivemos direito a uma sidra, que o nosso amigo Jesus fez questão de levar!Ainda tivemos direito a uma sobremesa de Pasteis de Vouzela, que entretanto o Eng. Rui Ladeira tinha trazido!

Depois já se sabe, amena cavaqueira, onde não podia faltar a pesca e a politica… vai-se lá saber porque! : )
A discussão acabou por se centrar na sua parte final na discussão sobre pesca, ordenamento do território e concessões de pesca, já que tínhamos a presença de um vereador da CM Vouzela, que tem sobre a alçada algumas concessões.

Na tarde ainda houve uma visita fugaz ao quintal do Jesus, mas também sem efeitos práticos!

Foi um dia bastante interessante, em muito boa companhia, com uns petiscos espectaculares!

Um muito obrigado a todos aqueles que fizeram este momento acontecer e por aqueles que participaram!

Para o ano há mais!

Abraço!