E a época de pesca truteira está no seu final...com data marcada como sempre no dia 31 de Agosto, pelo menos para o Alfusqueiro!
E já não vale muito a pena insistir...agora há que cheirar o salitre e a maresia da ria de Aveiro e do Atlântico! :)
Classifico esta época como muito boa, e não só na pesca propriamente dita.
São diversas razões para eu puder dar esta classificação!
Este ano foi dada a "internacionalização" com acções de pesca em rios fora da minha zona de conforto, como o Cris, o Varoso, o Teixeira, o Tamente, o Cávado, o Neiva, o Homem...sempre em boa companhia!
Foi ano de pescar novamente com o João ( trutaseserras.blogspot.com) e de conhecer o Mário ( trutas.com.pt) e o Jesus! A todos um bem haja pelos bons momentos passados e pelos ensinamentos...afinal de contas ainda sou um pequenino pescador de trutas! Esta foi só a terceira época de trutas e considero um privilégio poder pescar ao lado de pessoas como estas, em que não tem problema algum em ensinar e partilhar conhecimento!Muito obrigado!
![]() |
O Jesus na sua herdade |
![]() |
Eu e o João |
![]() |
O Mário no meu quintal |
![]() |
Eu e o meu parceiro de sempre |
Mas começando pela preparação da época...tomei a iniciativa de elaborar um panfleto e cartazes, para tentar sensibilizar os pescadores que visitavam o Alfusqueiro! Foi um projecto simples mas com grande significado para todos!
Teve impacto pela positiva...e isto foi um dos momentos mais gratificantes! Saber que pessoas que não libertavam trutas, o fizeram por variadas vezes é uma alegria e satisfação! Saber que se conseguiu alterar o pensamento e modo de agir de pescadores com vícios muito enraizados é gratificante! Todos nós que adoramos e vivemos como ninguém esta espécie tão única, temos que despertar comportamentos para que no futuro ainda ser possível ter uma verdadeira e autóctone fario nas mãos...
Este ponto para mim foi a principal VITÓRIA!
Depois as capturas....posso dizer que foram muito as poucas vezes aquelas que não apanhei nenhuma truta! Também posso dizer que mais de 80% daquilo que capturei foi devolvido á mãe natureza!
Não vou entrar em discussões, que as classifico como inúteis , sobre o pescar com ou sem morte! Extremismos e fanatismos não são para mim....considero-me um pescador conscencioso, por isso estou bastante tranquilo com a minha consciência e ideologias!
Fiquei muito contente ao ver bastantes trutas no rio, só espero que este verão não haja ataques selvagens com venenos e outros artefactos, como bombas e redes , para saquear um património que já é escasso e frágil e depois há que esperar um final de Outono/ inicio de Inverno chuvoso, para que a desova seja feita com condições excepcionais e que haja muita criação! Os nossos rios bem que precisam!
A pesca a pluma foi mais uma descoberta desta época....quem me conhece sabe que era um sonho antigo saber utilizar esta arte! E ainda por cima consegui uma captura...momento único e inesquecivel, aliás esse dia de pesca foi maravilhoso!
Esta minha nova paixão vai ser mais explorada na próxima época...é preciso muito treino, paciência e insistência, mas os resultados vão aparecer!
Depois como não poderia deixar de ser....apanhei o troféu da minha vida de pescador truteiro...um momento único que passado este tempo todo, ainda o relembro frequentemente! Só mesmo quem já capturou um bicho destes sabe da adrenalina do momento...e infelizmente com o estado dos rios já poucos troféus destes existem! O record está fixado nos 44 cm e no kilo de peso....como eu gostava de bater na próxima época! A ver vamos...
E como recompensa de uma pesca tão exigente como esta temos sempre a recompensa de belas paisagens....do ar livre...da paz do rio...o ruído da água a cair num açude...
A época só poderia terminar em grande e foi o que aconteceu com a realização do encontro Trutas.com.pt/ Trutaseserras.blogspot.com/ Ninjamatrix.blogspot.com, que foi um dia excelente, com lugar para todos e de diferentes ideologias de pesca!
Foram meses de grande dedicação a causa truteira, onde praticamente pesquei todos os fins de semana, com total satisfação e sensação de dever cumprido!
Para o ano há mais!
Abraço