Seguidores

terça-feira, 11 de junho de 2013

Truta solitária...

Boas!

Domingo 12 de Maio....fiz-me novamente ao rio!

Uma pesca rápida até ao almoço era o objectivo, e para isso fiz-me a um pesqueiro não muito extenso! Não tenho o hábito de pescar nesta zona, por estar com influencia demasiadamente directa de uma mini hídrica e por isso nunca se sabe com o que se pode contar!

Como vem sendo hábito, não me fiz muito cedo ao rio, eram umas 9h30 quando lá cheguei!


A mini hídrica estava no inicio do seu débito, pelo que a pescaria seria feita com turbulência... E em relação a este assunto ainda não consegui entender se é melhor pescar com ou sem débito! Como em tudo na vida há quem seja defensor de ambas as partes, eu pessoalmente acho que por um lado é bom porque faz com que os nutrientes se soltem do fundo rio, por outro faz descer a temperatura da água abruptamente, levando a que as trutas entoquem rapidamente! Já apanhei peixe nas das situações, mas não consigo estabelecer um padrão, se bem que prefiro a corrente natural do rio...


Infelizmente neste troço, e para se fazer mais um pouco de rio, temos de fazer um pouco do percurso a acompanhar a corrente do rio, situação que não me agrada muito, ainda por cima num local onde não há um caminho mais distante do rio... mas era o que havia!Portanto havia que desfrutar!


Fui andando e lançando, nas correntes mais naturais, alternado recuperações lentas e rápidas mas sem efeitos práticos! De quando a quando via-se um truta a mosquear...menos mal! Sinal que andavam a comer...



Este troço é conhecido por ter trutas um pouco acima da média, e por isso fui insistindo principalmente em poços mais profundos com lançamentos largos, mas foi numa zona mais plana e depois de muita insistência que consegui enganar uma bonita truta, e por sinal bastante bem alimentada que se rendeu mais uma vez a uma colher Mepps!


Não era do tamanho mítico que ouço falar para aquela zona, mas mesmo assim já era bem engraçada! Mas com as coisas que se ouvem, não é de admirar que não existam maiores peixes e acima de tudo uma maior população de trutas!

Fui fazendo o resto do troço sem mais nenhum ataque....embora que me tenha esforçado para isso!

Já era tempo de voltar a casa...uma bela vitela assada já me esperava!

Abraço